Um golo de Wayne Rooney (41) e outro de Steven Gerrard (88) colocaram a Inglaterra na fase final do Mundial 2014, no Brasil. Os ingleses sofreram, mas conseguiram segurar a frágil vitória (2-0), em Wembley, perante a Polónia.

Num estádio cheio com noventa mil espetadores, entre os quais muito polacos, os adeptos só conseguiram libertar a festa muito perto do fim. Nessa altura, depois do golo de Gerrard, até Roy Hogdson entrou em euforia, não conseguindo esconder a felicidade.

O apuramento foi muito mais sofrido do que o 2-0 final pode indicar. A Inglaterra esteve quase sempre na frente, é certo, mas perante o avolumar do resultado no jogo da Ucrânia, qualquer percalço atirava os ingleses para o play-off.

Pouco antes, aliás, aos 60 minutos, a Polónia teve uma ocasião enorme para empatar: Lewandowski surgiu isolado na cara de Joe Hart, mas não conseguiu ultrapassar o guarda-redes do Manchester City, que evitou o empate com uma palmada.

Por isso a festa foi tão grande após o golo de Gerrard, aos 88 minutos

Veja os golos ingleses:



A Ucrânia goleou San Marino, fora de casa, mas acabou em segundo lugar, tal como tinha começado a partida.

Os ucranianos estarão no play-off e não podem calhar a Portugal uma vez que também serão cabeças-de-série, de acordo com o Ranking FIFA desta semana, que servirá de base ao sorteio.