A conclusão é alarmante. O Brasil não vai conseguir acabar a tempo as obras projectadas em nove dos 13 aeroportos que estão a ser remodelados a pensar no Campeonato do Mundo de 2014. Este é o resultado do estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA) e divulgado pelo portal UOL.

«A história recente do Brasil mostra que são necessários, pelo menos, 92 meses para cumprir as etapas de uma obra da envergadura das necessárias nos aeroportos», pode ler-se no documento divulgado.

O IPEA cita o exemplo do aeroporto de Manaus, que apenas iniciou as obras em 2010 e tem Dezembro de 2013 como prazo de conclusão. «Se tudo ocorrer dentro dos prazos médios observados no Brasil, as obras só ficarão prontas daqui a sete anos, em 2017, depois do Mundial», reconhece o IPEA.

Além de Manaus, os prazos não deverão ser cumpridos em Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Campinas, Cuiabá, Confins e Porto Alegre. E o de Natal não tem prazos. Apenas em Curitiba, Galeão e Recife não houve derrapagem.