O Ministério da Justiça brasileiro vai investigar a denúncia de uma empresa alemã que alega ter provas de que uma sua subsidiária pagou subornos a funcionários para obter contratos no Mundial de Futebol.

A investigação vai analisar se os contratos da empresa de engenharia alemã Bilfinger, no valor de 6,5 milhões de dólares, violaram as regras.

Num comunicado, a Bilfinger disse que recebeu informações internas, no ano passado, alertando para possíveis violações das normas de conduta da empresa no que respeita a encomendas para o fornecimento de ecrãs de parede e software para centros de controlo de segurança.

A empresa lançou de imediato uma «investigação compreensiva» sobre o pagamento de subornos por parte da subsidiária da Bilfinger no Brasil, Helmut Mauell, a funcionários públicos e empregados de empresas dos Estado.

«As suspeitas confirmam-se; no entanto, as investigações não estão concluídas», acrescenta a Bilfinger, que pretende mais detalhes para tomar ações e iniciar passos legais.