Arrancam neste sábado os jogos dos oitavos-de-final do Mundial2014. Começa o «mata-mata», como diria Luiz Felipe Scolari.
(veja o calendário completo)

E não é por acaso que o técnico é aqui citado, uma vez que o Brasil, anfitrião da prova, abre as hostilidades frente ao Chile, em jogo marcado para as 17 horas (de Portugal Continental).

Scolari, comandante do «escrete», tem David Luiz em dúvida. O central ex-Benfica tem dores nas costas e pode ser substituído por Dante no jogo do «Mineirão».

O histórico de jogos entre as duas seleções é claramente favorável ao Brasil (48 vitórias e apenas 7 derrotas em 68 jogos), mas Scolari disse logo após o sorteio da fase de grupos que não queria encontrar o Chile nos oitavos-de-final. E na antevisão do encontro reforçou a preocupação com a qualidade do adversário.

Para mais tarde, pelas 21 horas (de Portugal Continental, uma vez mais), está agendado outro duelo sul-americano. De um lado a Colômbia de James Rodríguez, eleito melhor jogador da fase de grupos, mas também dos portistas Quintero e Jackson Martínez, que deve ser titular depois do «bis» no último jogo. Do outro lado estará o Uruguai de Maxi Pereira e de Fucile, mas já sem Luís Suárez, punido exemplarmente pela FIFA após nova mordidela a um adversário.

Será curioso perceber o que pesa mais neste encontro: se a ausência de Suárez, a grande figura da seleção uruguaia, ou se a revolta da seleção de Óscar Tabarez a propósito de um castigo que consideram desproporcionado.

Dois jogos imperdíveis, para acompanhar no Maisfutebol.