O selecionador alemão, Joachim Löw, garantiu à chegada ao Brasil que a Alemanha, adversária de Portugal no Grupo G, quer conquistar o título no Campeonato do Mundo.

«Sei do que somos capazes, sei que temos hipóteses. Tudo o que posso dizer é que queremos ser campeões mundiais!», afirmou o técnico, em entrevista ao site da FIFA.

Joachim Löw, que já orientou a Alemanha em dois Europeus e num Mundial, admitiu que a experiência tem contribuído para lidar melhor com a pressão, mas disse estar ansioso por viver tudo o que o espera no Brasil, onde a seleção germânica se estreia a 16 de junho frente a Portugal.

«Atualmente consigo lidar muito bem com situações de pressão, até gosto delas, mas estou ansioso para tudo que o nos espera no Brasil. Poder viver um Mundial no país número um no futebol é o que há de mais incrível para jogadores, treinadores e adeptos», disse.

No Brasil, Joachim Löw vai defrontar, tal como Portugal, a seleção dos Estados Unidos, orientada por Jurgen Klinsmann, de quem foi adjunto na Mannschaft no Mundial2006 e que descreve como «um treinador com qualidades impressionantes».

«Já nos defrontámos no verão passado [num encontro particular], mas é claro que desta vez haverá mais coisas em jogo», disse, acrescentando: «o Jurgen é um perfecionista e coloca o sucesso acima de tudo. Sei o que tenho a aprender com ele».

Na opinião do técnico, a seleção tem conseguido aliar a criatividade ao poder ofensivo que carateriza o futebol germânico: «as antigas virtudes continuam presentes, o que conseguimos foi acrescentar criatividade, despreocupação e alegria de jogar às características da seleção alemã».