Os responsáveis da FIFA confirmaram, através de comunicado, a abertura de  um processo disciplinar a Luis Suarez, que é acusado de ter mordido Giorgio Chiellini, durante o Itália-Uruguai. O avançado tem até às 21 horas (de Portugal continental) para apresentar a sua defesa.

«A FIFA pode confirmar que foram abertos procedimentos disciplinares contra o jogador Luis Suarez, do Uruguai, na sequência de uma aparente violação do artigo 48 e/ou 57 do Código Disciplinar», aponta a nota informativa colocada no site do organismo, acrescentando: « O jogador e/ou a Federação uruguaia podem apresentar a sua posição e qualquer prova documental que considerem relevante até 25 de junho, 17 horas, hora de Brasília (21 horas em Portugal continental).»

O organismo que regula o futebol mundial decidiu investigar o incidente  depois de o árbitro mexicano, Marco Rodrigues, não ter sancionado o ato durante a partida.

«De acordo com o art. 77 do Código de Disciplina da FIFA, o Comité Disciplinar é responsável por punir infrações graves que tenham escapado aos árbitros», recorda o organismo, no comunicado, prosseguindo: «Para além disso, de acordo com o art. 96, qualquer tipo de prova pode ser produzida (par.1), em particular são admissíveis relatórios dos árbitros, declarações das partes e testemunhas, provas materiais, gravações de áudio e vídeo (par.3).»

Esta é a terceira vez que Luis Suarez é acusado de morder um adversário. O uruguaio foi castigado pelo mesmo ato na Holanda, quando jogava no Ajax, e em Inglaterra.