*Enviado-especial

Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção Nacional, depois do empate frente aos Estados Unidos, que colocou Portugal à beira da eliminação no Campeonato do Mundo:

«Uma mensagem primeiro para a equipa. São os jogadores que jogam, são os jogadores que estão dentro de campo, são os jogadores que sofrem. Uma palavra de apreço para ele, demos o nosso melhor. Obviamente que queríamos ganhar, mas não foi possível.»

[O que correu mal]  «Não conseguimos ganhar. Quando assim é não há explicação. Não sei explicar a razão. Tentámos dar o nosso melhor e não conseguimos ganhar»

[Problemas físicos] «Não sou a pessoa indicada para responder a essa pergunta, porque não tenho muita moral. Nos últimos tempos não tenho estado da maneira que esperava. Todos estão aqui a lutar e a dar o seu melhor. Obviamente queríamos resultado positivo, mas não foi possível. Agora há que levantar a cabeça. Sabemos que matematicamente é possível, apesar de ser quase impossível, mas no futebol...»

[A razão para os problemas físicas] «Pode ser vários fatores. É uma época longa, mas todas as equipas que estão aqui disputaram Liga dos Campeões, Ligas, Taças e podem queixar-se do mesmo. É como lhes disse: todos os que estão aqui tentaram dar o seu melhor, não conseguimos. Não foi por falta de atitude que não ganhamos o jogo. Todas as equipas estão aqui para ganhar. Não éramos nem nunca fomos favoritos. Fomos ao play-off com a Suécia e foi o que foi. A ilusão de que Portugal podia ser campeão do mundo seria fictícia. Tudo é possível no futebol, mas se calhar há melhores equipas e que até merecem mais do que nós.»

«Não quero estar a justificar com os meus problemas físicos, isso já está ultrapassado. Estou aqui, tento dar a cara, dar o melhor, lutar e correr. O que eu tenho não vale a pena adiantar mais. Estou de corpo e alma para ajudar, mas não conseguimos o nosso objetivo que era vencer, vamos ver como corre o último jogo.»