*Enviado especial ao Brasil

Portugal vai começar o sonho do Mundial na cidade em que o Brasil começou para Portugal. Salvador da Bahia foi a primeira capital do país, aquando do domínio português. Naquela altura, era a segunda cidade do império, depois de Lisboa, a verdadeira capital.

Agora, o Brasil volta a abrir os braços a Portugal por um motivo totalmente diferente: futebol.

O Arena Fonte Nova vai receber o Portugal-Alemanha na segunda-feira, mas a cidade de Salvador prepara-se para muito mais. E para uma autêntica onda verde e vermelha. São esperados mais de quatro mil portugueses por ocasião do encontro inaugural.

E nada vai ser deixado ao acaso. A Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia (CPCB), presidida pelo português António Coradinho, lidera a organização de várias iniciativas de receção e apoio ao grupo de Paulo Bento.

Portugal chega a Salvador este sábado à noite, treina no dia seguinte pelas 14h30 locais (mais quatro horas em Portugal) e enfrenta a Alemanha na segunda-feira às 13h do Brasil (17h em Portugal continental).

Antes estão previstas uma série de cerimónias, tal como a António Coradinho confirmou ao Maisfutebol.

«Queremos fazer uma grande festa. Primeiro porque é um momento único e por isso tem de ser marcante. Vamos fazer uma caravana para receber a seleção e queremos fazer um desfile até ao hotel. Estamos a recrutar os portugueses todos aqui. Queremos mostrar que a festa mais bonita das seleções seja a portuguesa», afirmou.

No dia do jogo festa arranca às 8 horas da manhã

Num ambiente mais restrito está a ser preparado um cocktail para 400 convidados no consulado. Os convites chegaram à Federação mas ainda não houve resposta.

«Até o próprio cônsul tentou mas não conseguiu. Não queremos os jogadores porque sabemos que estão na concentração, mas gostaríamos de ter representantes da Federação», assume António Coradinho.

Na segunda-feira, dia em que Portugal se estreia, a festa é do povo. Porque o futebol assim o exige.

O ponto de encontro é o Largo da Mariquita, pelas 8 da manhã! Afinal, o jogo decorre pela hora de almoço no Brasil. «Queremos mostrar que a mancha vermelha portuguesa está presente», explica.

Durante o jogo, para quem não vai ao Estádio, e no final para quem vai, a festa será na Marina, com ecrãs gigantes, música ao vivo e muita animação.

Para além de Portugal, Salvador vai receber festas de vários outros países que vão jogar no Arena Fonte Nova. Alemanha, claro, mas também Holanda, Espanha, França ou Suíça.

Um pedaço de mundo em Salvador. A cidade que abriu as portas do Brasil a Portugal será, no mês de junho, um pouco de todos os que por lá passarem.