Gilberto Madaíl e Angel Villar, presidentes das Federações portuguesa e espanhola, reuniram-se em Zurique com o presidente da FIFA, para apresentar a candidatura ibérica ao Mundial 2018.
Os dois dirigentes entregaram a Joseph Blatter uma carta que pretende enfatizar a unidade de Portugal e Espanha. O lema é «Dois povos, um só objectivo».
«Espanha e Portugal são dois países que partilham uma fronteira territorial, mas não conhecem fronteiras no seu dia-a-dia. Dois países que possuem uma só história, a da Península Ibérica, onde se agregaram diferentes povos provenientes de horizontes geográficos, culturais e religiosos distintos», diz a carta, que foi entregue numa reunião onde estiveram também presentes os secretários de Estado do desporto dos dois países, Laurentino Dias e Jaime Lissavetsky.
A candidatura ibérica deverá incluir três estádios em Portugal, dois em Lisboa e um no Porto, segundo admitiu Madaíl à chegada a Zurique.
Além de Portugal e Espanha, concorrem à organização dos Mundiais de 2018 e também de 2022 mais dez candidaturas: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Qatar, Coreia do Sul e Rússia, mais Holanda e Bélgica, juntas.