Se a rivalidade entre Brasil e Argentina apimenta o futebol sul-americano e mundial, há quem tenha recuado, por estes dias, no apoio aos canarinhos em favor de Lionel Messi e companhia.

Um grupo de brasileiros vai apoiar a Argentina no Mundial 2018. O que podia ser impensável, vai acontecer.

Tudo surgiu no nordeste do Brasil, em Teresina, o município mais populoso do estado do Piauí. No bairro Real Copagre, uma rua foi completamente pintada com as cores da seleção argentina.

A ideia começou a ser construída já desde o Mundial 2014 e serve de protesto à derrota por 7-1 do «escrete» ante a Alemanha, nas meias-finais da prova. A isso, juntam-se as razões económicas e políticas no país.

«Vamos torcer pela Argentina. Eu pensei que, a fazer isso, podia acabar por servir como uma forma de protesto. Eu nunca fui lá [Argentina] mas creio que seja melhor do que aqui no Brasil», referiu Raimundo Júnior, cidadão brasileiro, ao Globoesporte.

Raimundo foi mesmo o mentor da pintura na rua e juntou vários locais na compra de tintas e arranjo de bandeiras. Cada um deu 25 reais [cerca de seis euros].

«Conversei com todos os vizinhos da rua, todos concordaram com a ideia de pintarmos as ruas de branco e azul. Estamos há quase três semanas a arranjar a rua e esperamos terminar até ao dia de estreia da seleção. Vamos colocar uma tela, fazer churrasco, muita cerveja gelada e comemorar a vitória da Argentina», garantiu Raimundo, àquela publicação brasileira.

A estreia da seleção albiceleste está marcada para o próximo sábado, dia 16, ante a Islândia, em jogo do grupo D.

Na Rua 08, oficialmente designada, há ainda um bar pintado com as cores da seleção do Brasil. Mas, garante a proprietária, não há quezília. «O pessoal do bar está a apoiar a seleção brasileira. Quem gosta da Argentina fica na rua, quem gosta do Brasil fica no bar», contou Sílvia Cunha, ao Globoesporte.

Foto: Arthur Ribeiro