Quarto dia com mais dois candidatos a entrar em campo, a Alemanha primeiro, depois o Brasil. Um dia que começa à hora de almoço, às 13h00, com um Costa Rica-Sérvia a inaugurar o Grupo E cuja primeira jornada só fica completa à noite, pelas 19h00, quando o Brasil jogar com a Suíça. Pelo meio, a Alemanha, detentora do título mundial, também entra em cena com o primeiro jogo do Grupo F frente ao México.

Siga todos os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Costa Rica-Sérvia (Grupo E)

13h00, RTP1 e SportTV1

Samara Arena, em Samara

Árbitro: Malang Diedhiou (Senegal)

Bryan Ruiz contra Stojkovic, Matic e Zivkovic. Um jogo com vários jogadores que já passaram pela liga portuguesa a abrir as hostilidades no Grupo E e determinante para as ambições destas duas seleções, uma vez que este grupo conta ainda com o Brasil e Suíça que também jogam neste domingo.

A Costa Rica chega a este Mundial depois de ter vivido um autêntico conto de fadas no anterior Campeonato do Mundo, no Brasil, em que chegou aos quartos de final, passando um grupo que contava com Inglaterra e Uruguai. Apesar de terem perdido a maior parte dos jogos de preparação, os «Ticos» chegam com uma confiança assente na fase de qualificação quase perfeita, com destaque para a goleada por 4-0 nos Estados Unidos.

A Sérvia, por seu lado, está de volta a uma fase final, depois de ter falhado a última e também se qualificou de forma categórica, destacando-se no primeiro lugar do grupo à frente de seleções como República da Irlanda, País de Gales e Áustria. Além disso, a Sérvia [ou a antiga Jugoslávia] venceram sempre quando se cruzaram com seleções da CONCACF em fases finais, como aconteceu em 1950 (4-1 ao México), 1982 (1-0 às Honduras) ou em 1998 (1-0 aos EUA).

Equipas prováveis:

COSTA RICA: Keylor Navas; Giancarlo Gonzalez, Oscar Duarte, Johnny Acosta, Cristian Gamboa, Bryan Oviedo; David Guzman, Celso Borges, Bryan Ruiz, Christian Bolanos; Marco Urena

SÉRVIA: Vladimir Stojkovic; Branislav Ivanovic, Nikola Milenkovic, Dusko Tosic, Aleksandar Kolarov; Nemanja Matic, Sergej Milinkovic-Savic, Dusan Tadic, Adem Ljajic, Filip Kostic; Aleksandar Mitrovic

Conheça melhor as seleções da Costa Rica e da Sérvia

Alemanha-México (Grupo F)

16h00, SIC e SportTV1

Luzhniki Stadium, em Moscovo

Árbitro: Alireza Faghani (Irão)

O campeão do mundo em título entra em campo com um teste difícil frente ao México que já tinha defrontado na Taça das Confederações (4-1 para a Alemanha), há um ano, e com a missão de procurar evitar uma tradição negativa. Apenas por uma vez no novo século o campeão em título não foi eliminado na primeira fase do Mundial seguinte. A última vítima desta tradição foi a Espanha que, no Brasil, não foi além da fase de grupos.

A Alemanha mudou muito desde a final de 2014, perdeu vários jogadores experientes, mas manteve Joachim Löw e a verdade é que continua a ser uma máquina de ganhar jogos. Chegou a esta fase final depois de vencer os dez jogos na fase de qualificação, com 43 golos marcados e apenas quatro consentidos e, depois disso, também ganhou a Taça das Confederações.

No outro lado vai estar um México ambicioso que também fez uma qualificação relativamente tranquila sob o comando do colombiano Juan Carlos Osorio, mas o grupo, que conta com Jesus Corona, Herrera e Jiménez [entretanto perdeu Diego Reyes por lesão], foi abalado por uma festa muito polémica em dia de folga a poucos dias do Mundial.

Equipas prováveis:

ALEMANHA: Manuel Neuer; Joshua Kimmich, Jerome Boateng, Mats Hummels, Jonas Hector; Sami Khedira, Toni Kroos; Thomas Müller, Mesut Ozil, Julian Draxler; Timo Werner

MÉXICO: Guillermo Ochoa; Carlos Salcedo, Hugo Ayala, Hector Moreno, Miguel Layun; Hector Herrera, Andres Guardado; Carlos Vela; Jesus Corona, Javier Hernandez, Hirving Lozano

Saiba mais sobre a Alemanha e a México

Brasil-Suíça (Grupo E)

19h00, SportTV1

Rostov Arena, em Rostov

Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia)

A fechar o dia, é a vez do Brasil entrar em campo frente à Suíça. Um «escrete» totalmente recuperado da traumática goleada consentida em casa diante da Alemanha no último Mundial. Uma jogo que demorou mais de dois anos a digerir, mas a verdade é que sob o comando de Tite a canarinha voltou a ter ambição, sustenta da num «quadrado mágico» muito ofensivo composto por Philippe Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

Do loutro lado vai estar uma Suíça difícil de bater que se qualificou para este Mundial no grupo de Portugal com apenas uma derrota. Antes disso, no Euro2016, os helvéticos também só saíram do palco depois de um desempate por grandes penalidades.

Equipas prováveis:

BRASIL: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho; Willian, Gabriel Jesus, Neymar.

SUÍÇA: Sommer; Lichtsteiner, Schaer, Akanji, Rodriguez; Behrami, Xhaka; Shaqiri, Dzemaili, Zuber; Seferovic.

Saiba mais sobre o Brasil e Suíça