A FIFA anunciou esta terça-feira um castigo à Bolívia por utilização irregular de um jogador, transformando assim em derrotas por 3-0 os dois jogos de apuramento para o Mundial 2018, frente a Peru e Chile.

Nascido no Paraguai, Nelson Cabrera, jogador que foi utilizado irregularmente pela Bolívia, tinha sido já internacional paraguaio por uma vez, o que levou à denúncia das federações do Chile e do Peru, alegando incumprimento das regras. Na reclamação, disseram ainda que Cabrera não vive há cinco anos na Bolívia, período mínimo exigido pela FIFA para aceitar a naturalização de um atleta.

Os bolivianos tinham ganho um dos encontros e empatado outro, mas perdem agora os quatro pontos e ficam apenas com outros quatro, conseguidos em jogos em que Cabrera não foi utilizado.

A Bolívia é agora nona e penúltima classificada da zona sul-americana, apenas frente à Venezuela, que tem dois, ficando ainda mais longe da zona de classificação. O Peru, que é o oitavo, subiu de oito para dez pontos.

O Chile saltou de 14 para 16 pontos e ultrapassou a Argentina por causa da diferença de golos, ocupando agora a quinta posição, que dá o direito de disputar a repescagem por um lugar no Mundial da Rússia, e deixando dos argentinos de fora, para já. Assim, os argentinos enfrentam o Brasil no dia 10 de novembro bastante pressionados.