Os últimos jogos do apuramento sul-americano para o Mundial foram escaldantes e houve um em que ambos festejaram, embora por motivos diferentes. Falamos do Peru-Colômbia, que terminou empatado a uma bola e colocou os colombianos na Rússia e os peruanos no play-off, eliminando o Chile e Paraguai.

Com o resultado feito desde o minuto 56, os colombianos perceberam que a igualdade era suficiente para os seus propósitos e não desagradava ao Peru, uma vez que Chile e Paraguai estavam a perder.

A transmissão televisiva captou, então, nos minutos finais do jogo, várias conversas de Radamel Falcao com jogadores do Peru. O avançado do Mónaco tapou sempre a boca e o que disse é impercetível, mas a partir daí uma sucessão de acontecimentos torna impossível não pensar que foi um pedido para abrandar.

Primeiro, Paolo Guerrero dirigiu-se ao banco, depois de questionar se o resultado dava apuramento. Depois, Jose Pekerman, selecionador colombiano, faz para o relvado o gesto de «acabou». Por fim, o Peru limita-se a trocar a bola sem atacar, aguardando o apito final, que não tardou.

Agora, os peruanos têm de ultrapassar a Nova Zelândia para voltar a um Mundial, o que já não acontece desde o Espanha 82.