Uma grande penalidade convertida por Mohamed Salah, já em período de descontos, valeu ao Egito a qualificação para o Mundial de 2018. 

A seleção egípcia, que contou com o ponta-de-lança do Sp. Braga Ahmed Hassan a titular, garantiu a vitória por 2-1 sobre o Congo.

Salah marcou aos 63 minutos, porém, um golo de Arnold Bouka Moutou a dois minutos do fim deu o empate ao Congo. Nos instantes finais da partida, o avançado do Liverpool viria a bisar e fez eclodir a festa dos mais de 80 mil adeptos egípcios que lotaram o estádio Borg El Arab, nos arredores de Alexandria.

O lance capital porém é polémico. Sobretudo considerando que na véspera o Gana, concorrente direto do Egito no Grupo E da fase de apuramento africano, foi afastado do Mundial graças a um golo anulado nos instantes finais do seu jogo frente ao Uganda, que também estava na corrida pela qualificação.

De referir que o último jogo da fase de grupos será a receção do Gana ao Egito, numa partida que já não fará diferença nas contas do apuramento.

A grande penalidade convertida por Salah, que bisou na partida, valeu ao Egito o passaporte para a Rússia e a primeira qualificação para o Mundial desde 1990, numa fase final que foi disputada em Itália.

Veja aqui o resumo do jogo: