Aí vem a segunda meia-final do Mundial 2018, uma meia-final em que tão poucos apostariam há apenas um mês. Mas cá estão Croácia e Inglaterra a continuar a fazer história, aconteça o que acontecer. Embaladas pelo entusiasmo dos adeptos, os ingleses a acreditarem que é desta que ela «volta a casa», os croatas a viverem o sonho e o resto do mundo a ganhar com o que daqui chega de novo.

Croácia-Inglaterra (meias-finais)

19h00, RTP1 e Sport TV

Estádio Luzhniki, em Moscovo

Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)

Siga o jogo EM DIRETO no Maisfutebol

Passaram 28 anos desde a última vez que a Inglaterra chegou a esta fase. A maior parte dos jogadores desta seleção não eram nascidos quando Lineker, Gascoigne e companhia chegaram às meias-finais do Mundial 90, caindo frente à Alemanha. E passaram 52 anos desde que a Inglaterra esteve na única final da sua história, quando venceu em casa, em 1966. A Croácia volta a repetir um feito com 20 anos, a presença nas meias-finais do Mundial 1998, na estreia na competição como nação independente.

É novo para eles, é novo para toda a gente e será um momento único o duelo entre duas seleções com ideias, duas gerações com muito talento e muito trabalho por trás. Tudo junto é muito e promete, sendo que já lhes garantiu o melhor Campeonato do Mundo em muitos anos, aconteça o que acontecer no Luzhniki.

Croácia-Inglaterra é uma estreia em Mundiais e tem apenas um antecedente em Europeus: na última jornada do Euro 2004, quando a Inglaterra venceu por 4-2 no Estádio da Luz na última jornada da fase de grupos.

A Croácia chega aqui com maior desgaste que a Inglaterra, depois da maratona com a Rússia que acabou nos penáltis, o segundo desempate que Modric e companhia venceram neste Mundial. A Inglaterra, que foi a penáltis nos oitavos – e passou-os pela primeira vez na sua história – teve um jogo nos quartos de final bem mais tranquilo, frente à Suécia.

Com Vrsaljko lesionado, a Croácia também deve ter que fazer adaptações na defesa, enquanto a Inglaterra chega aqui com todos os jogadores disponíveis.

Saiba mais sobre Croácia e Inglaterra

Equipas prováveis:

Croácia: Subasic; Corluka, Lovren, Vida, Strinic; Rakitic, Brozovic; Rebic, Modric, Perisic; Mandzukic

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Maguire; Trippier, Dele Alli, Henderson, Lingard, Young; Kane e Sterling