A loucura dos cromos do Mundial está a arrancar, com o início da tradicional coleção desta feita centrada na prova que vai decorrer na Rússia. Um pouco por todo o globo, crianças, jovens e adultos apaixonados por futebol e pelo Mundial fazem a coleção, numa viagem a conta gotas, onde todos sabem que se gasta muito dinheiro mas poucos saberão exatamente quanto ao certo.

Ora, foi a pensar nisso que o professor Paul Harper, da Faculdade de Matemática da Universidade de Cardiff, levou a cabo um estudo para tentar perceber quando gasta, em média, um cidadão que queria terminar a coleção.

A caderneta do Mundial da Rússia é composta por 682 cromos, entre jogadores das 32 equipas, estádios e lendas de outras provas. A somar a isso, o preço cresceu. O estudo foi feito na realidade britânica, sendo que em Portugal o preço de uma saqueta de cromos é de 90 cêntimos.

Ora, para acabar a coleção, se nunca saísse nenhum cromo repetido, seria necessário comprar 137 saquetas, o que daria uma despesa de 123 euros. Naturalmente, é, de todo, improvável que alguém consiga fazer a coleção assim tão simplesmente.

O estudo indica, então, que, em média, são precisos 4832 cromos para chegar aos 682 da coleção. Isto dá um total de 967 saquetas para completar a coleção. Ou seja, uma despesa de 870 euros!

A esta hora já muita gente está a pensar no velho ritual que ajuda a minimizar despesas: as trocas, claro.

O estudo também aborda este fenómeno. Se 10 amigos trocarem cromos entre si, a média de despesa baixa para os 280 euros. Ainda é alguma coisa...

Curiosamente, o mesmo investigador tinha feito um estudo para a caderneta do Euro 2016 chegando à conclusão que seria preciso gastar cerca de 425 euros. A coleção, mesmo que o Europeu tenha menos 10 equipas, tinha apenas menos dois cromos do que a atual, o que indica que a subida no preço é que faz o valor final subir consideravelmente.

Paul Harper não tem dúvidas: «Preencher uma caderneta tem vindo a ficar mais caro ao longo dos anos. Não só porque as equipas aumentaram, mas também porque a Panini tem sido mais criativa inventando mais espaços para preencher.»

Há sempre formas de contornar tudo isto, mas uma coisa é certa e os colecionadores assíduos já sabem como funciona: será sempre preciso gastar uns bons trocos...