Fernando Hierro foi apresentado esta tarde como novo selecionador de Espanha, sucedendo a Julen Lopetegui a dois dias do primeiro jogo de Espanha no Mundial 2018, ante Portugal. O técnico de 50 anos admitiu que «não podia dizer que não» e garante que o foco está no «objetivo de lutar pelo mundial».

«Desafio bonito, apaixonante, as circunstâncias são as que são e, a partir daí, aceito a responsabilidade. Com valentia, não pode ser de outra forma, pensando que temos um grupo de jogadores que esteve a trabalhar para o Mundial», começou por dizer, em conferência de imprensa.

O antigo diretor desportivo da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) escusou-se a comentar a saída de Lopetegui, sobre quem mostrou «máxima admiração pelo seu grande trabalho nos últimos anos» enquanto selecionador.

Daqui em diante, foco no Mundial. Sem grandes mudanças.

«Não só pode mudar num dia o que se fez em anos de trabalho. Temos de ser inteligentes, coerentes e saber que até ao jogo de Portugal não temos grande capacidade de mudança. É preciso gerir. Não podemos mudar absolutamente nada em dois dias. É um grupo e uma equipa fantástica, um grupo que fez uma qualificação fantástica. Pedimos que sejam eles mesmos: personalidade, são jogadores de grande capacidade», prosseguiu.

Hierro garante, também, que a súbita mudança no comando técnico não serve de «justificação para não lutar pelo objetivo de lutar pelo mundial». «Todo o mundo sabe que temos uma grande oportunidade e esse é o foco absoluto», completou.

O novo selecionador espanhol garante que o conjunto não pensa «noutra coisa que não seja fazer as coisas bem» e atira para si a «responsabilidade» ao leme de «La Roja».

«É uma questão de enfrentar uma realidade. Tinha três hipóteses que não, ir embora ou aceitar. Estou consciente da minha responsabilidade e não podia dizer que não», garantiu Hierro, mostrando que «o foco está em Portugal», no jogo de sexta-feira, depois de amanhã, o primeiro da fase de grupos dos espanhóis.

Recorde-se que Lopetegui foi despedido pela federação após anunciada a sua ida para o Real Madrid.