O 15.º dia do Mundial 2018 marca o cair do pano da fase de grupos. Nesta quinta-feira, por volta das 21h00, já serão conhecidos os nomes das 16 seleções com lugar assegurado nos oitavos de final.

À entrada para os derradeiros jogos dos grupos G e H, já há 14 equipas apuradas: entre Inglaterra e Bélgica, que se defrontam nesta quinta-feira, está «apenas» em jogo o primeiro lugar do Grupo G, enquanto no «H» Japão, Senegal e Colômbia estão ainda na luta pela sobrevivência em prova.

Siga todo os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Calendário e resultados do Mundial

Japão-Polónia (Grupo H)

15h00, RTP1

Volgogrado Arena, em Volgogrado

Árbitro: Janny Sikazwe (Zâmbia)

Duas derrotas a abrir o Grupo H deitaram por terras as aspirações da Polónia, uma das seleções que tem registado um crescimento competitivo interessante nos últimos anos.

O mal não é remediável, mas a equipa do leste europeu ainda tem uma palavra a dizer neste Mundial, quanto mais não seja para barrar o caminho dos nipónicos rumo aos oitavos de final da prova.

O Japão arrancou a competição com uma vitória moralizadora frente à Colômbia, mas falhou o apuramento ao empatar depois com o Senegal. Ainda assim, a seleção asiática está em posição privilegiada para carimbar o acesso à próxima fase: soma quatro pontos e está no topo do grupo.

Saiba mais sobre o Japão e a Polónia

Os perfis dos 736 jogadores

Senegal-Colômbia (Grupo H)

15H00, Sport TV 1

Cosmos Arena, em Samara

Árbitro: Mirolad Mazic (Sérvia)

O Senegal procura ser a única equipa do continente africano a sobreviver à fase de grupos e está em vantagem face aos cafeteros, que precisam dos três pontos para terem a certeza absoluta de que seguem para os oitavos de final.

A seleção africana abriu a competição com um triunfo sobre a Polónia e empatou de seguida com o Japão, com quem divide a liderança do grupo à entrada para a última jornada. Já a Colômbia teve uma entrada em falso, mas reergueu-se com uma exibição convincente diante da Polónia (3-0). O Grupo H cruza com o G (Inglaterra e Bélgica), que se joga poucas horas depois e que vai fechar o emparelhamento da fase do mata-mata.

Saiba mais sobre o Senegal e a Colômbia

Inglaterra-Bélgica (Grupo G)

19h00, SIC

Estádio Kaliningrado, Kaliningrado

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)

Inglaterra e Bélgica chegam a este jogo já apurados para os oitavos de final, mas em jogo está o primeiro lugar do grupo e, à entrada para o DIA 15 do Mundial, o estatuto de melhor ataque desta primeira fase da prova.

Num grupo com as seleções da Tunísia e do Panamá, os belgas impuseram com autoridade nos dois jogos anteriores, tendo vencido sempre com três golos de vantagem (3-0 ao Panamá e 5-2 à Tunísia). A Inglaterra arrancou com dificuldades diante dos tunisinos (vitória sofrida por 2-1), mas embalaram de seguida para a maior goleada da competição (6-1 sobre o Panamá).

Saiba mais sobre Inglaterra e Bélgica

Panamá-Tunísia (Grupo G)

19h00, Sport TV 1

Mordovia Arena, Saransk

Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein)

Duelo de condenados entre duas das equipas mais fracas da prova: o estreante Panamá e a Tunísia. Depois de ter conseguido estrear-se a marcar contra a Inglaterra, o país da América Central procura somar a primeira vitória no Mundial e regressar a casa com uma excelente recordação. Mas do outro lado estará uma Tunísia em busca de quebrar uma malapata que data ao ano de 1978, quando o conjunto africano alcançou o único triunfo em campeonatos do mundo.

Saiba mais sobre Panamá e Tunísia