A sabedoria popular portuguesa diz que «entre marido e mulher, não se mete a colher.» Não sabemos se no México a coisa também funciona assim, mas o que é certo é que, para cumprir aquilo que lhe foi imposto pela esposa, um adepto mexicano não foi com dois amigos à Rússia para assistir ao Mundial, mas foi levado «à força» pelos amigos, que fizeram questão de tornar a sua história internacionalmente conhecida.

E não foram de meias-medidas. Fizeram um póster do amigo em tamanho real, vestiram-lhe uma t-shirt a dizer «Mi vieja NO me dejó», algo como «a minha mulher não me deixou», e levaram-no com eles para o país onde vai decorrer a fase final onde a seleção mexicana vai defrontar Alemanha, Suécia e Coreia do Sul.

Mas esta viagem é mais longa do que parece e conta até com uma passagem pelo nosso país. É que a aventura não passava apenas por ir à competição da Rússia, mas também por uma viagem pela Europa que começou em Portugal.

Isto, porque a iniciativa de um grupo de adeptos do estado mexicano de Durango passou pelo aluguer de um autocarro que fizeram chegar de barco a Portugal, partido depois Europa fora até à Rússia, onde ainda não chegaram, conforme se percebe na página de Facebook criada para reportar toda a viagem (Ingue Su Matrushka).

E até se encontra lá o pobre adepto que ficou em terra a pedir desculpa por… ter cumprido a ordem da esposa. «Sabem que quando ela diz que não, é não. Mas vou tentar dar uma escapadinha e apanhar-vos lá», afirmou. Os amigos limitaram-se a assegurar que ele não falhava com a promessa.