Croácia-Nigéria. Jogo do Grupo D e este sem surpresas no resultado. Foi com um autogolo e uma grande penalidade, a quinta do dia no Mundial da Rússia, que a formação croata venceu a equipa nigeriana.

2-0 a dar a liderança à Croácia, depois do surpreendente empate da Argentina frente à Islândia no pontapé de saída deste grupo. Três pontos para Modric e companhia, conseguidos com mais uma boa exibição do jogador do Real Madrid - que foi o homem do jogo - e a ajuda de um ex- Feirense.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

Com a Croácia a entrar como favorita neste duelo inédito - o primeiro da história entre ambas as seleções - esperava-se que fossem os «ic's» a confirmá-lo, mas Peter Etebo deu uma ajuda.

Foi ao minuto 32 na sequência de um canto batido por Modric, e em que Mandzukic tinha cabeceado a bola na direção errada, que o ex-Feirense marcou na própria baliza. Estreia do nigeriano no Mundial com o «pé esquerdo», mas foi com o direito que tocou na bola e abriu o marcador.

Infelicidade de Etebo e da Nigéria, felicidade croata que fez mais para sair feliz deste encontro. Muito mais, ainda que o jogo não tenha sido tão entusiasmante como o esperado e depois de uma primeira parte mais dividida e em que os remates saíram todos desenquadrados.

Na segunda parte, e sem alterações iniciais, com Chidozie (FC Porto) e Ebuehi (Benfica) a continuarem no banco de suplentes da Nigéria (e de lá não saíram!), a Nigéria entrou melhor. 15 minutos de melhor qualidade e na tentativa de chegar ao empate, sem grande sucesso.

Remates contra a defesa e a Croácia a ter sempre o controlo do jogo, por isso foi com naturalidade que conseguiu aumentar a vantagem e ganhar maior tranquilidade. Mas também precisou da ajuda nigeriana, sempre bem organizada, para chegar ao 2-0.

Na sequência de um canto - mais um de Modric - Ekong agarrou Mandzukic, não o deixando saltar, e o árbitro assinalou grande penalidade. Modric chamado a converter rematou para um lado e Uzoho - de apenas 19 anos! - atirou-se para o outro.

Triunfo justo e incontestável da equipa croata que na próxima jornada mede forças com a Argentina. A Nigéria joga com a Islândia.

Foi o último jogo do dia, o Mundial regressa no domingo.