Cédric Soares é da opinião de que Portugal não é favorito à conquista do Mundial 2018, embora seja candidato, por tudo o que já demonstrou no passado e pela qualidade da equipa das quinas.

«Acho que não somos favoritos, sinceramente acho que não. Há grandes seleções presentes no campeonato do mundo, mas temos uma palavra a dizer, acho que vamos lá com todas as nossas ambições, vamos lutar para ganhar todos os jogos e depois sim, vamos pensar jogo a jogo e tentar ambicionar algo grande, mas sem nunca dizermos que somos favoritos, porque não somos», começou por dizer, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

«Candidatos? Somos de certeza por tudo o que já demonstrámos no passado, pela grande qualidade que temos na nossa seleção, acho que somos fortes candidatos, favoritos é um palavra um bocado forte, temos as nossas ambições, temos os nossos objetivos bem traçados, mas sabemos das dificuldades», prosseguiu.

Portugal defronta a Espanha, Marrocos e Irão na fase de grupos, e o lateral-direito acredita que é um grupo muito difícil, ao contrário do que as pessoas pensam: «Acho que temos um grupo bastante difícil, ao contrário do que muitas pessoas pensam. O nosso primeiro objetivo tem de ser claramente vencer os nossos jogos para podermos passar a fase seguinte, hoje em dia não há jogos fáceis e o nosso grupo está recheado de qualidade.»

Dos 23 jogadores que se sagraram campeões europeus em 2016, 13 repetem a presença na convocatória de Fernando Santos, e o antigo jogador do Sporting acredita que o facto de a equipa lusa já ter uma base forte pode ajudar a alcançar os objetivos na Rússia.

«A seleção tem uma base muito forte, tem vindo a crescer, o grupo está cada vez com mais opções, opções válidas, com muita qualidade, mas há uma base forte, o que ajuda bastante a um bom entendimento dentro e fora de campo à relação que há entre os jogadores e isso pode fazer a grande diferença depois dentro do campo», afirmou.

«O facto de estarmos aqui é sem dúvida um grande voto de confiança da parte do selecionador Fernando Santos e o mister tem essa característica e felizmente consegue sempre passar uma mensagem de grande confiança e tenho a certeza que vai mantar esse caminho que nos ajudou imenso a conquistar o Euro», acrescentou.

O primeiro jogo de preparação do conjunto luso é frente à Tunísia e Cédric Soares acredita que será uma partida importante: «Temos já um jogo difícil frente à Tunísia, mas de certeza muito importante para o nosso trajeto, estes jogos vão ajudar-nos a voltar ao ritmo de jogo, a fazer algumas experiências e unir ainda mais o grupo, acho que é importante iniciarmos já bem contra a Tunísia.»