José Fonte, em declarações na flash interview da SIC Notícias e mais tarde na zona mista, após a vitória sobre Marrocos (1-0).

«Nenhum jogo no Mundial é fácil. Ficou provado já nos jogos de outras equipas com adversários teoricamente menos fortes. E hoje foi outra vez a mesma situação: Uma equipa que à partida é favorita, como nós, mas que teve muitas dificuldades. Mas o mais importante foi ter ganho».

«Soubemos sofrer e agora é melhor daqui para a frente.

Qual é o sentimento? O sentimento é bom, porque ao fim e ao cabo ganhámos. O mais importante é ganhar. É claro que nós olhámos para o jogo sempre com espírito crítico e sabemos que a performance não foi a desejada.

Mas nós não estamos a jogar com uma equipa qualquer, Marrocos tem boa equipa, está a correr pelo seu país e pelas suas famílias também. Nós soubemos defender e soubemos ganhar o jogo. Mas claro que queremos melhorar e é isso que vamos tentar fazer no próximo jogo.

Acho que foi evidente que hoje tivemos dificuldades na posse de bola, na saída de jogo, na exploração do contra-ataque e se fizermos isso melhor tenho a certeza que as coisas vão ficar mais fáceis para nós.

Temos agora cinco dias para rever o filme, para rever o jogo e para tentar melhorar o que não fizemos tão bem. O Irão é uma equipa que defende com todos atrás da bola, que corre muito, que luta muito para não sofrer golos e a explorar o contra-ataque. Vamos tentar criar o melhor plano para vencer.

Cristiano Ronaldo? Já todos sabem quem ele é. É o melhor do mundo, é o melhor de sempre. Ele tem de desejo enorme de continuar a ser o melhor. Nós só temos de fazer o nosso lá atrás, porque ele vai continuar a fazer a parte dele lá na frente.»