Ao sexto dia de Mundial, ficam completos os jogos da primeira jornada de todos os grupos e a anfitriã russa dá o pontapé de saída para a segunda ronda, que já pode ter consequências nas aspirações de algumas das seleções.

Mas primeiro jogam-se os dois jogos do Grupo H, com as únicas seleções que ainda não entraram em ação. Logo ao início da tarde, pelas 13h00, a Colômbia defronta o Japão em Saransk. Logo a seguir, em Moscovo, pelas 16h00, será a vez de Polónia e Senegal entrarem em campo, em Moscovo, para encerrar em definitivo a primeira ronda com um jogo inédito.

Já ao início da noite, pelas 19h00, arranca a segunda ronda, com a anfitrião Rússia a defrontar um Egito que já deverá contar com Salah, desta vez em São Petersburgo.

Siga todos os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Colômbia-Japão (Grupo H)

13h00, RTP1 e SportTV1

Mordovia Arena (41,685), em Saransk

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)

Colômbia e Japão voltam a cruzar-se na fase de grupos, tal como há quatro anos, no Brasil, quando os cafeteros esmagaram os nipónicos com uma goelada por 4-1, com um golo de Cuadrado, um «bis de Jackson Martinez e outro golo de James Rodríguez. O avançado do Bayern Munique acabou por ser o melhor marcador de um Mundial em que a Colômbia não pode contar com Falcao que estava lesionado. Agora o Tigre está de volta e com a ideia fixa de deixar a sua marca bem visível em solo russo. A Colômbia chega a este Mundial depois de ter assegurado o quarto lugar da zona sul-americana com três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos.

O Japão, por seu lado, vai para o seu sexto Mundial consecutivo, desde que se estreou nestas andanças em 1998, mas apenas por duas vezes passou a fase de grupos, a última delas, há oito anos, na África do Sul. O selecionador Akira Nishino aposta num grupo experiente, mantendo no grupo onze dos jogadores que, há quatro anos, já estiveram no Brasil.

Conheça melhor as seleções da Colômbia e do Japão

Equipas prováveis:

COLÔMBIA: David Ospina; Santiago Arias, Yerry Mina, Davinson Sanchez, Johan Mojica; Abel Aguilar, Carlos Sanchez, Juan Cuadrado, James Rodriguez; Luis Muriel, Radamel Falcao.

JAPÃO: Eiji Kawashima; Hiroki Sakai, Maya Yoshida, Tomoaki Makino, Yuto Nagatomo; Makoto Hasebe, Gaku Shibasaki, Genki Haraguchi, Keisuke Honda, Takashi Inui; Yuya Osako.

Polónia-Senegal (Grupo H)

16h00, SportTV1

Estádio Spartak, em Moscovo

Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrain)

O jogo que vai exibir as últimas duas seleções a entrar em campo vai colocar frente a frente a Polónia de Robert Lewandwski e o Senegal de Sadio Mané, um jogo inédito, com dois estilos bem destintos em confronto.

A Polónia chega a esta fase final no oitavo lugar do ranking da FIFA e, apesar de já ir para o seu oitavo Mundial, este será o primeiro desde 2006. Arkadiusz Milik está recuperado da estranha lesão que sofreu numa das mãos e pronto para jogar ao lado de Lewandowski, a maior figura deste seleção polaca.

O Senegal, por seu lado, vai apenas para o seu segundo Mundial, depois da estreia em 2002, no Japão e Coreia do Sul, em que chegaram aos quartos de final. O selecionador Aliou Cissé conta que Sadio Mané sirva de inspiração para os companheiros, mas há mais jogadores provenientes da Premier League, como Mame Biram Diouf e Badou Ndiaye (ambos do Stoke), Idrissa Gueye (Everton), Alfred N'Diaye (Wolverhampton), Cheikh N'Doye (Birmingham) e o capitão Cheikhou Kouyate (West Ham).

Saiba mais sobre a Polónia e o Senegal

Equipas prováveis:

POLÓNIA: Szczesny; Piszczek, Pazdan, Bednarek, Rybus; Goralski, Krychowiak, Blaszczykowski, Zielinski, Grosicki; Lewandowski.

SENEGAL: N'Diaye, Gassama, Mbodji, Koulibaly, Sabaly; Ndiaye, Kouyate, Gueye; Balde, Niang, Mane.

Rússia-Egito (Grupo A)

19h00, SportTV1

Estádio São Petersburgo, em São Petersburgo

Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)

As expetativas do anfitrião não eram muito elevadas, tendo em conta os resultados nos jogos de preparação, mas a goleada imposta à Arábia Saudita (5-0) no jogo de abertura voltou a fazer com que os russos voltassem a acreditar na sua seleção até porque a Rússia pode garantir desde já um lugar nos oitavos de final, mesmo antes de defrontar o Uruguai, o grande favorito deste grupo. Desta vez os russos não vão poder contar com o influente Alan Dzagoev que se lesionou frente aos sauditas e não deve voltar a jogar, pelo menos, na fase de grupos.

No lado dos Faraós, depois da desilusão frente ao Uruguai, com um golo consentido no último minuto. A verdade é que, segundo as últimas notícias, Mohamed Salah, a grande estrela do Egito, já deverá estar totalmente recuperado e deve jogar de início.

Saiba mais sobre a Rússia e Egito

Equipas prováveis:

RÚSSIA: Igor Akinfeev; Mario Fernandes, Ilya Kutepov, Sergei Ignashevich, Yuri Zhirkov; Roman Zobnin, Yury Gazinsky, Daler Kuziaev; Aleksandr Golovin, Denis Cheryshev; Fedor Smolov.

EGITO: Mohammed El Shenawy, Ali Gabr, Ahmed Hegazy, Ahmed Fathi, Mohammed Abdelshafy; Tarek Hamed, Mohammed El Neny, Mahmoud Trezeguet, Abdullah Al Said; Mohammed Salah, Marwan Mohsen.