A seleção nacional foi este domingo recebida por centenas de adeptos, no aeroporto Humberto Delgado. José Fonte elogiou a atitude do povo português, pese embora a eliminação precoce do Campeonato do Mundo aos pés do Uruguai.

«É realmente uma emoção enorme ter esta receção, as coisas não correram como nós queríamos e não pudemos dar ao nossos povo aquilo que eles tanto mereciam e aquilo que queríamos. Mas é muito gratificante saber que o povo está connosco, dá-nos força para melhorar e trazer de futuro ainda mais alegrias», referiu, em declarações aos jornalistas.

Aos 34 anos, Fonte estreou-se num Campeonato do Mundo. Apesar da idade, o atual jogador do Dalian Yifang garantiu que continuará disponível para representar a «equipas das quinas».

«Nunca direi que não à minha seleção, como é que posso dizer que não ao meu país ou ao meu selecionador. Se o treinador precisar de mim para limpar as botas, venho cá limpar as botas. Estou aqui é para ajudar», sublinhou.

A pouco e a pouco, Fernando Santos vai renovando a seleção nacional. Na Rússia, o técnico nacional promoveu a estreia de cinco jogadores todos com 24 anos ou menos: Gonçalo Guedes, Bernardo Silva, André Silva, Gelson Martins e Ricardo Pereira. Pelo talento que existe, Fonte vê «com muito bons olhos» o futuro de Portugal.

«Vejo com muito bons olhos o futuro da seleção. Há jovens de muito talento e tenho a certeza que daqui em diante vão aparecer e ganhar o seu espaço na equipa», atirou.

Em relação à eliminação do Mundial 2018, o internacional português assume a tristeza.

«É sempre a questão do “se”. É verdade é que estamos tristes e desapontados porque queríamos e sentíamos que podíamos ter ido muito mais além. O facto é que não conseguimos, foi uma oportunidade perdida. O futebol é mesmo assim, nem sempre corre como queremos», comentou.

Fonte frisou que Portugal «deu tudo» e que «sentir o amor dos adeptos» é o melhor antes de falar sobre Cristiano Ronaldo.

«Ele guarda para ele a decisão [de continuar ou não]. Tem muito para dar ao futebol, principalmente ao futebol português.»