A corrida europeia ao Mundial 2018 entra na segunda metade a partir desta sexta-feira. Muito em jogo para Portugal na Letónia, mas não só.  Começa logo em alta rotação também com um Suécia-França e a curiosidade sobre a (nova) estreia de Dick Advocaat na Holanda, segue com mais futebol no sábado e no domingo, num cartaz que inclui novo «round» do duelo mais antigo do mundo, Escócia-Inglaterra. 

Numa data FIFA com jogos  para o Mundial 2018 em várias latitudes mas não na América do Sul, o Maisfutebol faz o ponto da situação da qualificação europeia, que apura diretamente os nove primeiros, deixando os oito melhores a disputar um play-off pelos restantes quatro lugares de qualificação para o Mundial.

Sexta-feira, 9 junho

Grupo A

Bielorrússia-Bulgária, 19h45

Suécia-França, 19h45 (SportTV1)

Holanda-Luxemburgo, 19h45 (SportTV4)

O jogo grande da ronda será no Friends Arena, onde a Suécia recebe a França. Frente a frente os dois primeiros do grupo e uma oportunidade de ouro para ambos. Se ganharem, os «Bleus» lançam-se em definitivo como primeiros do grupo, um empate permite-lhes manter distâncias. Mas uma vitória da Suécia, a fazer uma campanha estável no pós-Ibrahimovic, relançará as contas. Olhos também no De Kuip de Roterdão, onde a Holanda procura relançar a campanha com nova equipa técnica. Em tempo de crise, regressa Dick Advocaat, com Ruud Gullit como adjunto. Um jogo tranquilo para a estreia, quando a «Laranja» é quarta, a seis pontos da líder França e a três da Suécia.

Grupo B

Letónia-Portugal, 19h45 (RTP1)

Ilhas Faroé-Suíça, 19h45 (SportTV2)

Andorra-Hungria, 19h45

Um encontro muito importante para Portugal, que precisa de vencer em Riga para continuar a depender de si próprio, sem deixar fugir a Suíça. Líder com cinco vitórias em cinco jogos, a seleção helvética tem uma viagem teoricamente bem mais confortável às Ilhas Faroé. O objetivo da Seleção Nacional é manter a luta pelo primeiro lugar até ao fim. A última ronda, em outubro, é o jogo em casa com a Suíça.

Grupo H

Gibraltar-Chipre, 19h45

Estónia-Bélgica, 19h45 (SportTV3)

Bósnia-Grécia, 19h45

Um grupo muito aberto, com um Bósnia-Grécia que poderá ajudar a definir posições, entre duas equipas separadas por um ponto. A Bélgica, que lidera com dois pontos de vantagem sobre a Grécia e tem o melhor ataque da qualificação, uns incríveis 22 golos em cinco jogos, perdeu os primeiros pontos na ronda anterior, no empate com a Grécia, e visita a Estónia.

Sábado, 10 junho

Grupo C

Azerbaijão-Irlanda do Norte, 17h00 (SportTV3)

Alemanha-San Marino, 19h45 (SportTV1)

Noruega-Rep. Checa, 19h45 (SportTV2)

A Alemanha já está em fuga, do alto do primeiro lugar com cinco vitórias e 20 golos marcados, e o jogo com San Marino terá como maior ponto de interesse ver como se comporta a seleção mais ou menos «alternativa» que Joachim Low levará à Taça das Confederações. É de resto uma jornada importante na corrida ao segundo lugar. Em confronto direto entre o Azerbaijão (4º com sete pontos) e a Irlanda do Norte (2ª, 10 pontos). À espreita ainda a Rep. Checa, a precisar de vencer na Noruega para marcar posição.

Grupo E

Cazaquistão-Dinamarca, 17h00 (SportTV4)

Montenegro-Arménia, 19h45 (SportTV5)

Polónia-Roménia, 19h45 (SportTV3)

A Polónia já garantiu uma vantagem confortável e pode arrumar o assunto se vencer a Roménia, num grupo de resto muito indefinido, com quatro equipas entre os 7 e os 6 pontos. Montenegro e Arménia procuram ganhar ascendente em confronto direto, a Dinamarca visita a única equipa do grupo que já parece fora das contas, o Cazaquistão.

Grupo F

Escócia-Inglaterra, 17h00 (SportTV1)

Eslovénia-Malta, 17h00 (SportTV2)

Lituânia-Eslováquia, 19h45

Escócia-Inglaterra, o duelo mais antigo do mundo como cabeça da cartaz da ronda num grupo em que a seleção de Gareth Southgate já tem uma vantagem confortável. Na Lituânia, a Eslováquia procura consolidar o segundo lugar frente a uma equipa que ainda pode ambicionar o segundo lugar, enquanto a Eslovénia tem uma tarefa mais acessível frente a Malta.

Domingo, 11 junho

Grupo D

Moldávia-Geórgia, 17h00 (SportTV2)

Irlanda-Áustria, 17h00 (SportTV1)

Sérvia-Gales, 19h45 (SportTV3)

Duelos diretos na luta pelo apuramento no Sérvia-Gales e no Irlanda-Áustria. Ambos os líderes jogam em casa, mas qualquer deslize baralha muito as contas de um grupo onde as duas equipas já fora da corrida, Geórgia e Moldávia, jogam entre si.

Grupo G

Itália-Liechtenstein, 19h45 (SportTV1)

Macedónia-Espanha, 19h45 (SportTV2)

Israel-Albânia, 19h45

Não parece ronda para ameaçar o mano a mano pela liderança que mantêm desde o arranque Espanha e Itália, ambas apenas com um empate cedido, precisamente no jogo entre si. Nenhum deles vacilou até aqui e poucos duvidam de que a luta será entre ambos, apesar da boa campanha de Israel, por agora a quatro pontos de distância.

Grupo I

Finlândia-Ucrânia, 17h00 (SportTV3)

Islândia-Croácia, 19h45 (SportTV4)

Kosovo-Turquia, 19h45

Islândia-Croácia é o jogo grande da ronda e pode baralhar a luta pela liderança. Uma vitória dos nórdicos deixaria as duas equipas iguais na frente. Ucrânia e Turquia, ainda com ambições, têm desafios diferentes, emboras ambas frente aos últimos do grupo. Um encontro bem mais intenso para a Turquia na visita ao Kosovo, pelo peso histórico.