Declarações do selecionador de Portugal, Fernando Santos, à SIC Notícias, após a vitória por 1-0 ante Marrocos, na segunda jornada do Mundial 2018:

«Era importante ganhar, obviamente. Alguma coisa temos de ver, temos de falar. A equipa entra bem no jogo, depois perde o controlo, não consegue ligar os passes. Muitos passes errados, má circulação da bola. E quando uma equipa não tem bola, tem de correr e depois está desgastada, tem mais dificuldade. É uma bola de neve, é inexplicável.»

«Em determinados momentos do jogo, parece que falta a confiança de ter bola. Perdemos um passe, dois, três… começamos a recuar. E esta equipa, com jogadores de estatura média/baixa, com adversários muito fortes, se não tem bola, se não tem movimento, depois tem dificuldades. Vamos ter de retificar isto, seguramente.»

«O resultado é muito importante. A equipa está de parabéns pelo que fez em termos de resultado. Globalmente, a equipa, em termos de posse de bola, está com dificuldade. Espanha foi um jogo difícil, mas a equipa aí também podia ter feito mais e hoje podia ter feito mais. Há que perceber que o adversário é forte em termos atléticos, dá pouco espaço à equipa adversária. Temos de ser dinâmicos, cansar o adversário. Porque sempre que perdemos a posse de bola, somos nós que temos de andar a correr. Isso vai desgastando.»

«Olhas para o semblante dos jogadores e percebes que eles também estão incomodados. Foram solidários, mas em termos da circulação de bola, estivemos longe. Nada está decidido, há que pensar com muita cabecinha no jogo com Irão.»