Esta sexta-feira é o dia.

Depois de três semanas a trabalhar para este Mundial, a Seleção Nacional entra finalmente em prova, a partir das 19 horas, frente à Espanha. Portugal teve então mais de vinte dias para se preparar, o que obriga a fazer uma questão: está no ponto?

«Nunca estás a cem por cento, depois de uma época desgastante, com muitos jogos. Trabalhámos a equipa para estar fresca física e mentalmente. O que eu acredito é que está preparada para este jogo, frente a uma grandíssima equipa, que vai tentar impor o seu jogo e a sua forma de jogar. Portugal também vai tentar fazer o seu jogo, vamos ver o que acontece. Mas estamos preparados», respondeu Fernando Santos.

O treinador falava em Sochi, no estádio do jogo desta sexta-feira, para um plateia de jornalistas que lotava por completo a sala de imprensa. Pelo caminho, claro, foi questionado em relação a Cristiano Ronaldo.

«Ronaldo é um extraordinário capitão, um grandíssimo jogador, exerce sempre a sua influência em campo, em treino ou em estágio. Mas como ele diz, mais importante do que um ou outro somos nós, a equipa, isso é que é importante», garantiu.

«Se vou jogar em 4x3x3 ou 4x4x2? Vocês querem saber, mas o treinador espanhol também quer saber. Nenhum de nós vai entregar o jogo ao outro. Sou amigo dele, mas não vou fazer isso.»

Por fim, o treinador também não deu valor ao facto de Portugal não ganhar o primeiro jogo de uma fase final desde o Euro 2008.

«A história é passado. O que interessa é o presente e o presente é amanhã. Nós queremos acabar com essa história de não conseguir ganhar o primeiro jogo.»