Escolhido por Fernando Santos para fazer parte dos 23 que vão ao Mundial 2018 por Portugal, Manuel Fernandes considerou que este «é dos melhores anos» de uma carreira que, em 2017/18 o coroou também campeão russo pelo Lokomotiv Moscovo.

«Sem dúvida que é dos melhores, se calhar melhor dos que antes», disse em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, onde a equipa prepara o Mundial.

Quando jogava no Benfica, Manuel Fernandes ficou conhecido por Manélélé - num trocadilho com o francês Makélélé – e foi lá também que teve os primeiros contactos com o atual selecionador, Fernando Santos, que era o treinador das águias na altura.

Questionado sobre se via alguma mudança em Fernando Santos, Manuel Fernandes afirmou que «a essência é a mesma» e acrescentou: «Trabalhámos dois meses, mas a essência é a mesma, com a mesma seriedade.»

O médio lembrou que não esteve no Euro 2016, quando interrogado sobre a mensagem do selecionador, mas admitiu que seria idêntica àquela que o engenheiro teve há dois anos: «É manter o mesmo espírito. Acho que esse vai ser o caminho a seguir.»

Por fim, o internacional português concluiu que «a responsabilidade é sempre muito grande» para a seleção portuguesa, que, «sendo campeã da Europa» faz com que «as pessoas de fora exijam mais» à equipa.