[hora original: 06-07-2018 23:52]

Ao dia 24 fica decidido quem estará na outra meia-final do Mundial 2018, para defrontar França ou Bélgica na final. Primeiro Inglaterra e Suécia, num frente a frente entre os únicos países desta metade do quadro que têm uma final no palmarés. Depois a anfitriã Rússia face à Croácia, uma das seleções adotadas por muitos dos adeptos neutrais.

Um destes quatro será finalista e isso só por si já diz muito sobre este Campeonato do Mundo onde o Brasil foi o último consagrado a cair, garantindo desde aí que o campeão do mundo será europeu. Mas antes há pelo menos 90 minutos pela frente para cada um deles.

Siga todo os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Calendário e resultados do Mundial

Suécia-Inglaterra (quartos de final)

15h00, SportTV1

Samara Arena, em Samara

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

A Inglaterra chega aqui embalada pela proeza dos oitavos, quando venceu pela primeira vez na sua história um desempate por penáltis no Mundial. Bem mais entusiasmante do que a magra vitória da Suécia sobre a Suíça. Mas isto ainda tem muito para andar e o duelo dos quartos promete.

De um lado uma geração inglesa que tem qualidade, foco e motivação, do outro uma geração sueca também forte, fiel à sua identidade. O selecionador Janne Andersson resumiu assim a sua equipa, citando alguém, na antevisão do jogo: «Dizem que somos uma equipa fácil de analisar, mas difícil de derrotar. Penso que é uma boa descrição.»

Pois, é a Suécia que apenas sofreu dois golos até agora no Mundial 2018 e que chega aqui depois de ter eliminado Holanda e Itália na qualificação e sobrevivido, já na Rússia, ao grupo que fez cair a Alemanha.

Se esta seleção inglesa já fez história, ainda tem mais pela frente. O saldo dos duelos coma Suécia não é lisonjeiro para a Ingaterra, que em oito jogos oficiais só venceu os nórdicos por uma vez, no Euro 2012. Há dois duelos em Mundiais, nas fases de grupos de 2002 e 2006, ambos acabaram empatados.

A Suécia, que terá de fazer pelo menos uma adaptação no onze, face à suspensão do lateral Lustig, é a única das quatro seleções em campo hoje que não teve de passar pelo desempate por penáltis nos oitavos.

Saiba mais sobre Suécia e Inglaterra

Equipas prováveis

Suécia: Olsen; Krafth, Lindelof, Granqvist, Augustinsson; Claesson, Larsson, Ekdal, Forsberg; Toivonen, Berg

Inglaterra: Pickford; Walker, Stones, Maguire; Trippier, Dele Alli, Henderson, Lingard, Rose; Kane, Sterling

Rússia-Croácia (quartos de final)

19h00, RTP1

Fihst Stadium, em Sochi

Árbitro: Sandro Ricci (Brasil)

O duelo mais improvável dos quartos de final do Mundial das surpresas. Um deles estará nas meias-finais. Se fora a Rússia será uma estreia absoluta, e mesmo recuando aos tempos da URSS só aconteceu por uma vez, em 1966. A Croácia procura repetir a proeza da estreia, em 1998, quando foi terceiro.

Não custa imaginar Modric e companhia repetirem pelo menos a presença nas meias. A Croácia é uma das seleções mais entusiasmantes do Mundial 2018, com talento para dar e vender e sólida, até agora, com apenas dois golos sofridos.

Do outro lado, uma Rússia que já chegou mais longe que quase todos imaginariam, embalada pelo fator casa, e que deixou pelo caminho a Espanha nos oitavos.

Duas seleções que sobreviveram a jogos duros nos oitavos de final com guarda-redes feitos heróis no desempate por penáltis, ambas com curto historial comum, como é curta a sua vida como nações independentes.

Saiba mais sobre Rússia e Croácia

Equipas prováveis

Rússia: Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich, Kudryashov; Gazinskiy, Zobnin; Samedov, Golovin, Cheryshev; Dzyuba

Croácia: Subasic; Vrsaljko, Vida, Lovren, Strinic; Rebic, Modric, Brozovic, Rakitic, Perisic e Mandzukic.

Os perfis dos 736 jogadores

As notícias, crónicas e imagens do Mundial 2018