Sebastian Coates é um dos jogadores da seleção do Uruguai que conhece melhor a seleção portuguesa, até porque jogou com alguns dos internacionais portugueses no Sporting. O central que foi titular no último jogo com a Rússia (3-0) diz que Portugal «não é apenas Cristiano Ronaldo» e, relativamente a Rui Patrício, manifestou ainda o desejo de que o jogo dos oitavos de final não chegue à decisão por grandes penalidades.

O central começou por dizer que o jogo será decidido nos «duelos individuais», uma vez que considera as duas seleções «muito parecidas». «Portugal é uma seleção que tem vindo a jogar junta há algum tempo, com jogadores importantes como Cristiano Ronaldo. São um pouco como nós, jogam juntos há algum tempo, já se conhecem bem e ganharam o Campeonato da Europa. Vai ser um jogo difícil para os dois», destacou em conferência de imprensa esta quarta-feira.

Coates falou à vontade dos portugueses, até porque os conhece bem. «Há muitos companheiros meus do Sporting na seleção. Ganharam o Campeonato da Europa com oito jogadores da liga portuguesa. O facto de ter muitos jogadores a jogar juntos aos fins-de-semana, como acontece connosco às vezes, é muito importante para a seleção», prosseguiu.

Cristiano Ronaldo é a principal figura de Portugal, mas Coates defende que o Uruguai tem de olhar para o conjunto. «Com o mesmo respeito que marcamos todos os nossos adversários, vamos marcar o Cristiano. Logicamente que é uma estrela de nível mundial, mas não se prepara um jogo a pensar num jogador, mas sim numa equipa. O Cristiano marca muitos golos e é a estrela de Portugal, mas temos de nos preocupar com todos, até com os que lhe fazem chegar as oportunidades», comentou

Entre os jogadores que Coates conhece melhor está Rui Patrício, por isso o central espera que o jogo não fique adiado para o desempate por grandes penalidades. «Hoje em dia conhecemo-nos todos. É muito fácil ver os jogos dos clubes de quem está na seleção e, mais logo, vou falar com os meus companheiros para lhes passar algumas informações sobre os jogadores que conheço. Espero que não tenhamos de chegar às grandes penalidades e possamos resolver os jogos antes disso», atirou.

O central espera, acima de tudo, um jogo equilibrado que será decidido nos detalhes. «Vai ser duro para os dois. Quem se impor nos duelos individuais vai ter mais possibilidades», referiu ainda.