Muitos sonham em jogar um Campeonato do Mundo, mas quantos podem gabar-se de ter jogado Mundiais de diferentes modalidades?

Pois bem, é o caso de Yahya Jabrane, médio que está ao serviço da seleção marroquina no Mundial 2022, que se realiza no Qatar.

Jabrane nasceu em 1991, em Settat, e destacou-se tanto a jogar futebol de rua que foi recrutado para o futsal do Nahdat Settat, que disputava a primeira divisão de Marrocos.

Jabrane acabou eventualmente por ingressar no futebol, para representar o Fath Riadi Settat, da terceira divisão, mas nunca deixou de praticar futsal. De tal maneira, que foi convocado para representar Marrocos no Mundial de 2012, na Tailândia.

O agora médio não só foi, como fez história: foi dele o primeiro golo da seleção marroquina em campeonatos do mundo de futsal.

Yahya Jabrane foi subindo a pulso na carreira, já esteve inclusivamente a jogar nos Emirados Árabes Unidos, mas representa o Wydad Casablanca, onde já venceu por duas vezes o campeonato e por uma a Liga dos Campeões africana.

Jabrane ainda não se estreou a jogar no Mundial 2022, mas com Marrocos bem posicionado para prosseguir para os oitavos de final, talvez ainda venha a ter mais oportunidades para o fazer. Vontade não lhe deve faltar, e polivalência também não. Assim o selecionador Hoalid Regragui o queira.

Este texto foi baseado no perfil de Yahya Jabrane, que pode ler no dossier dedicado à seleção de Marrocos, um dos vários conteúdos publicados no âmbito da Guardian Experts’ Network, a rede de meios de comunicação que tem o Maisfutebol como representante português, para partilha de informação relativa ao Mundial 2022.