O Corinthians sonha com a conquista, no próximo dia 16 de dezembro, do título mundial. Se a equipa brasileira conseguir esse feito, será a primeira vez desde que a FIFA adotou o atual modelo do Mundial de Clubes ¿ mas não será o primeiro título mundial do Timão.

É que em 2000, há precisamente 12 anos, o Corinthians foi o vencedor do primeiro Mundial de Clubes, disputado no Brasil, com jogos realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Timão bateu, na final, o Vasco da Gama.

A equipa então orientada por Oswaldo de Oliveira vinha de dois títulos brasileiros seguidos (1998 e 1999) e tinha uma formação muito forte, que aqui recordamos: Dida; Índio, Fábio Luciano, João Carlos (Adílson) e Kleber; Rincón, Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho; Edílson e Luizão. O sucesso internacional, consumado no Mundial de Clubes em 2000, era o passo que faltava.

Foi uma primeira experiência da FIFA em lançar um sistema alargado para se apurar o campeão mundial. Nos quatro anos seguintes, acabou por regressar a Taça Intercontinental, num só jogo, no Japão. Mas a jornada de 2000 foi pioneira num evento que teria, mais cedo ou mais tarde, que dar o salto para fora do âmbito euro/sul-americano.

Do ponto de vista do interesse dos espetadores, o Mundial de Clubes de 2000 foi um sucesso: 514 mil espetadores estiveram nos oito jogos realizados no Rio e em São Paulo (um valor que, até hoje, é recorde da competição).

O Timão é uma das três equipas brasileiras que já venceram Mundiais de Clubes, a par do São Paulo (2005) e Internacional de Porto Alegre (2008). O Brasil é, aliás, o país com mais vitórias na prova, à frente de Espanha (Barcelona, duas vezes) e Itália (AC Milan e Inter de Milão).

Do atual elenco do Corinthians há dois jogadores que já festejaram o título mundial: o lateral-esquerdo Fábio Santos e o médio Danilo foram campeões mundiais pelo São Paulo, há sete anos.