Qual o significado de vencer o Mundial de Clubes? Guardiola respondeu de forma simples e bastante lógica após a final frente ao Fluminense (4-0).

«Estou muito orgulhoso. O que fizemos é notável. Ganhar este troféu significa ser a melhor equipa do mundo e os nossos jogadores, os nossos treinadores, o nosso staff, todos eles trabalham duro todos os dias para conseguirmos estes sucessos. Como treinador, é disso de que mais me orgulho, que estamos sempre lá. Por mais que ganhemos, por mais troféus que levantemos, estamos lá novamente para lutar pelo próximo», começou por dizer, citado em conferência de imprensa.

«Conquistar o ‘treble’ foi muito especial, mas ganhar mais dois troféus e agora deter estes cinco títulos importantes mostra a mentalidade única desta equipa», acrescentou ainda.

Em relação ao jogo, o catalão deixou elogios ao Fluminense e salientou a importância de o City ter feito o primeiro golo muito cedo.

«Pressionámos bem, ganhámos a bola e fizemos um golo muito cedo. Depois, eles [Fluminense] tiveram 12/15 minutos fantásticos, mostraram que o jogo seria difícil. Talvez eles não o merecessem, mas o segundo golo ajudou-nos. No segundo tempo, fomos muito melhores. [Julián Álvarez] nunca nos dececiona. Nunca. Desde que ele chegou [ao Manchester City], o impacto dele em campo é significativo. Ele é fantástico», referiu ainda, deixando elogios ao argentino, melhor marcador da competição com quatro golos.

Um autogolo de Nino, um golo de Foden e um bis de Álvarez ditaram a goleada do City contra o campeão da América do Sul.