É já nesta quinta-feira, dia 24 de Setembro, que arranca o Mundial sub-20. O Egipto acolhe uma competição que vai ter três representantes do futebol português mas que estará enfraquecida pela ausência da bicampeã Argentina. A equipa sul-americana venceu cinco das últimas sete edições da prova, mas desta vez falhou a qualificação.
O futebol português vai estar representado por três jogadores, como já se disse, e também por uma equipa de arbitragem liderada por Olegário Benquerença, auxiliado por José Cardinal e Bertino Miranda. Os representantes da arbitragem portuguesa estreiam-se na competição no duelo entre a Inglaterra e o Uruguai de Urreta.
O avançado do Benfica é, dos três jogadores que representam o futebol português, aquele que tem maior experiência. Esteve em bom plano no último campeonato sul-americano da categoria, no qual o Uruguai conquistou o terceiro lugar.
Rabiu Ibrahim, jogador do Sporting, é a estrela maior da imprevisível representação nigeriana. O médio de 18 anos ainda não teve oportunidade de se mostrar na equipa principal dos «leões», pelo que o Mundial de sub-20 é uma boa montra para confirmar tudo o que de bom se diz dele.
O outro representante do futebol português é Louis Peña, jogador do Sp. Braga. Considerado uma das maiores promessas do futebol venezuelano, o médio ofensivo vai vestir a camisola dez da sua selecção.
Com a Argentina a ver pela televisão, é o Brasil que parte como favorito para este Mundial de sub-20. O «escrete» procura o pentacampeonato com uma equipa liderada por Douglas Costa, jogador do Grémio que tem sido muito assediado pelos grandes clubes europeus, com o Manchester United à cabeça. Alan Kardec, avançado do Vasco da Gama, é outro nome a ter em conta.
A Espanha é outra forte candidata à vitória, mesmo sem Bojan Krkic (lesionado). Fran Merida, Daniel Parejo e Sergio Asenjo lideram uma selecção habituada a ganhar triunfar nos escalões mais jovens.