A Zâmbia é a terceira seleção a carimbar presença nos oitavos de final do Mundial sub-20. O conjunto africano derrotou na manhã desta quarta-feira o Irão por 4-2 e juntou-se a Coreia do Sul e Venezuela na próxima fase.

Curiosamente, o carrasco de Portugal na primeira ronda teve muitas dificuldades para alcançar a segunda vitória no Grupo C. Reza Shekari adiantou os iranianos com dois golos (7min e 49min), o segundo na conversão de uma grande penalidade. Depois veio a recuperação zambiana, traduzida numa chuva de golos. Quatro tiros certeiros num espaço de 17 minutos, à boleia dos tentos de Fashion Sakala (54min), Enock Mwepu (59min), Emmanuel Banda (65min) e Patson Daka (71min). Banda, médio do Esmoriz, foi titular pela primeira vez e cumpriu os noventa minutos.

Sendo assim, Zâmbia no comando com seis pontos. Os iranianos permanecem no segundo posto com três pontos e podem ser igualados pela seleção portuguesa, em caso de triunfo sobre a congénere costa-riquenha. A seleção das quinas está, assim, obrigada a vencer para alimentar esperanças na luta pelo apuramento, embora já saiba que, face à derrota com a Zâmbia, isso só será possível com o segundo lugar. O encontro começa ao meio-dia de Lisboa e tem acompanhamento ao minuto no Maisfutebol.

Primeiros pontos para a Itália

Entretanto, no Grupo D, a Itália somou os primeiros pontos. Vitória por 2-0 sobre a África do Sul, com golos de Riccardo Orsolini (23min) e Andrea Favilli (57min). No conjunto africano, Thabo Cele, médio contratado pelo Benfica ao Real Sport Clube de Massamá, saiu ao intervalo. Liam Jordan, médio ofensivo emprestado ao Sporting, foi rendido aos 73 minutos. Luther Singh, avançado do Braga B, totalizou os 90 minutos.

Os «Bafana Bafana» ainda não venceram e vão continuar na cauda da classificação, independentemente do que aconteça no duelo entre Japão e Uruguai, que também começa às 12 horas portuguesas.