Pelé, Beckenbauer, Garrincha, Maier ou Maradona? Sabe qual destes jogadores foi mais vezes nomeado para os onzes ideais dos Campeonatos do Mundo? Provavelmente não, porque não é fácil encontrar informação sistematizada sobre um dos mais apaixonantes temas de discussão da história dos Mundiais. 

Desde o nascimento da prova, em 1930, a escolha da equipa ideal foi um dos exercícios mais irresistíveis para todos os observadores. No entanto, a diversidade de opiniões, os lobbies de cada país e o facto de só em 1994, através de uma associação com a Mastercard, a FIFA ter abraçado oficialmente a escolha de um onze ideal, fez com que perdurassem até hoje discussões intermináveis sobre quais os melhores jogadores de cada edição. 

Maisfutebol fez uma pesquisa exaustiva de todo o material publicado sobre o assunto e deixa aqui aquilo que julga ser a representação mais fiel do que foi visto in loco por milhares de técnicos, jornalistas e simples espectadores. Na escolha, foi tida em consideração a proporcionalidade dos votos recolhidos por cada jogador, bem como a adequação táctica ao sistema mais comum na data de realização de cada Campeonato.  

As excepções são as já referidas edições de 1994 e 1998, onde foi respeitada a escolha de uma comissão técnica nomeada pela própria FIFA. Além dos onze jogadores mais votados por cada posição, foram ainda incluídos, na condição de suplentes, mais cinco elementos que receberam votação significativa. Confira as equipas, compare com as suas ideias e... prepare-se para algumas surpresas. E, já agora, aproveite para saciar a dúvida acerca da pergunta feita no início deste texto... e para descobrir se há portugueses entre os 176 magníficos.