Portugal venceu a Letónia por 2-0 no arranque da fase de qualificação para o Mundial 2006, na Alemanha. Cristiano Ronaldo foi decisivo no triunfo luso, ao marcar o primeiro golo (57m) e fazer o passe para Pauleta apontar o segundo (58m).
Na primeira parte a Selecção Nacional desperdiçou muitos jogos e em determinados momentos teve dificuldades em travar o contra-ataque da Letónia. Scolari não se cansou de dar indicações aos seus pupilos e pedindo mais, muito mais a Cristiano Ronaldo. Queria que o jovem extremo do Manchester United fizesse as diagonais, mas o camisola 17 teimava em não conseguir pôr em prática as mensagens do seleccionador.
O intervalo foi benéfico para a equipas das quinas e em campo a superioridade materializou-se em golos. Cristiano Ronaldo esteve mais esclarecido e com isso Portugal beneficiou. O jovem lusitano marcou o primeiro golo e permitiu a Pauleta cumprir a promessa que fez aos portugueses. O avançado açoriano só teve de cabecear, depois de um bom passe de Ronaldo, e aumentar a vantagem.
Dois minutos bastaram para dar a tranquilidade que a Selecção necessitava e garantir os primeiros três pontos com vista à qualificação para o Campeonato do Mundo.
Na próxima quarta-feira Portugal volta a entrar em campo para jogar o segundo jogo do Grupo 3, frente à Estónia, em Leiria.