A Federação Italiana de Futebol [FIGC] vai-se reunir na próxima quarta-feira para analisar o fracasso da seleção na fase de qualificação para o Mundial2018 e tomar decisões para o futuro, informou esta terça-feira, o presidente do organismo, Carlo Tavecchio.

«Estamos profundamente feridos e desapontados com a qualificação falhada para o Mundial da Rússia. É uma derrota desportiva que precisa de uma solução partilhada», informou Tavecchio, em comunicado oficial divulgado pela FIGC.

Recorde-se que a Itália falhou, pela primeira vez nos últimos 60 anos, o apuramento para um Campeonato do Mundo, ao ser eliminado no play-off pela Suécia. Devido a esse insucesso, Tavecchio convocou uma reunião com todos os representantes da Federação para fazer uma análise profunda ao atual momento.

O fracasso transalpino originou várias questões em torna da continuidade de toda a liderança da FIGC, incluindo o próprio presidente, para além do selecionador Gian Piero Ventura.

Gian Piero Ventura, que lidera a squadra azzura desde julho de 2016, disse após o jogo da última segunda-feira que ainda não decidiu se irá renunciar ao cargo.

A eliminação frente à Suécia significou também o fim de ciclo na seleção para Gianluigi Buffon, Daniele De Rossi e Andrea Barzagli, os únicos campeões do mundo de 2006 que ainda faziam parte da equipa nacional italiana.