João Moutinho, jogador da Seleção Nacional, analisa a vitória sobre a Suíça (2-0) e consequente apuramento para o Mundial2018:

«Objetivo cumprido de uma grande forma. Fizemos uma grande exibição, com este público maravilhoso a apoiar do príncipio ao fim. Vencemos uma excelente equipa, mas controlámos em todos os aspetos.»

[a jogada do segundo golo, com o Bernardo, vem dos tempos do Mónaco?] «Não, mas conhecemo-nos bem. O Bernardo é inteligente, percebeu que eu não ia cruzar, ia fazer o passe para ele. Depois ele definiu muito bem para o André fazer o 2-0, que tranquilizou a equipa. A partir daí tivemos mais posse de bola, apesar de achar que controlámos desde início e merecemos totalmente esta vitória. Foi um presente para todos os adeptos e todos os jogadores.»

[a seleção campeã da Europa tem legitimidade para pensar no título mundial?] «É legítimo para todas as seleções. Vamos com esse título, mas não serve de nada. Temos de pensar jogo a jogo para chegar o mais longe possível. Esse sempre foi o nosso espírito e vai continuar a ser.»

[esta equipa é mais forte do que era no Euro, agora com Bernardo e André Silva?] «São dois bons jogadores, que nos têm ajudado nesta fase. Tem uma excelente equipa, incluindo alguns que não estão aqui. Esses dois estão aqui para nos ajudar a alcançar os objetivos de Portugal»