Os Estados Unidos conquistaram na última madrugada um empate 1-1 no reduto do líder México, somando um precioso ponto na zona CONCACAF na fase de apuramento para o Mundial2018.

No Estádio Azteca, perante mais de 80 mil espetadores, os norte-americanos adiantaram-se no marcador logo aos seis minutos, por intermédio de Michael Bradley, que intercetou um passe de Javier Hernández e fez, de muito longe, um «chapéu» a Ochoa. Um golo soberbo.

Ainda na primeira parte, aos 23 minutos, os anfitriões restabeleceram a igualdade, com um belo remate de Carlos Vela, que fletiu da direita para o centro e, ainda de fora da área, atirou de forma colocada com o pé esquerdo.

Na formação da casa, o médio portista Herrera jogou os 90 minutos, tal como o central Diego Reyes, que em 2016/17 jogou no Espanyol por empréstimo do FC Porto, enquanto o benfiquista Raúl Jiménez foi suplente não utilizado.

Com este empate, o México, que será o primeiro adversário de Portugal na Taça das Confederações, reforçou a liderança da zona CONCACAF, com 14 pontos, mais seis do que os Estados Unidos, que igualaram a Costa Rica, anfitriã na terça-feira da lanterna-vermelha Trindade e Tobago (três pontos).

O Panamá, que segue no quarto lugar, com seis pontos, recebe também na terça-feira as Honduras, seleção que segue no quinto posto, com quatro.

Os três primeiros classificados da fase final da zona CONCACAF qualificam-se diretamente para o Mundial de 2018, que se realiza na Rússia, enquanto o quarto disputa um «play-off» intercontinental com o quinto classificado da Ásia.