Sadio Mané, estrela da seleção do Senegal, vai falhar os «primeiros jogos» da fase final do Mundial 2022, devido a uma lesão na perna, segundo anunciou a federação de futebol daquele país.

«Teremos de jogar as primeiras partidas sem Sadio e vencer sem ele. Temos mais 25 jogadores», afirmou Abdoulaye Sow, da direção da federação, sem especificar quantos jogos o avançado do Bayern Munique deverá falhar.

Sadio Mané, o melhor jogador africano da última temporada, sofreu uma lesão no perónio a 8 de novembro, no jogo entre o Bayern Munique e o Werder Bremen, saindo de campo logo aos 21 minutos.

Quando divulgou os convocados para o Mundial, que começa no domingo, o selecionador do Senegal, Aliou Cissé, mostrou-se consciente das limitações físicas do jogador. «Preferi tê-lo no grupo. [...] Sadio Mané é um jogador importante na nossa equipa. É importante continuar a avaliar a sua lesão esperando que dentro duas, três semanas, possa haver uma evolução. Mas estamos verdadeiramente otimistas», disse.

O Senegal vai estar pela terceira vez num Mundial e tem como melhor prestação a presença nos quartos de final em 2022.

No Mundial do Qatar, o Senegal, que está integrado no grupo A, estreia-se na segunda-feira frente aos Países Baixos, e depois defronta o anfitrião Qatar (25 novembro) e joga com o Equador (29 novembro).