A selecção nacional de futebol feminino garantiu esta quarta-feira o nono lugar na 18ª edição do Mundialito que decorreu no Algarve ao bater a Finlândia por 2-1 no Municipal de Loulé. «Um prémio justo» para a seleccionadora Mónica Jorge.

Portugal ganhou vantagem, aos 28 minutos, com um golo da capitã Edite Fernandes, a Finlândia ainda empatou, aos 75, por Essi Sainio, mas Carla Couto garantiu o triunfo no minuto seguinte com um «chapéu» de belo efeito.

Antes do golo da Finlândia, aos 73 minutos, registou-se um lance polémico, quando Leena Puranen festejou um golo que acabou por ser anulado pela equipa de arbitragem que considerou que a bola furou as malhas laterais, apesar do furo não ter sido detectado.

No final da partida, Mónica Jorge destacou o facto de Portugal ter terminado a competição sem derrotas. «Não perdemos e, felizmente, acabei uma época sem derrotas, o que é um orgulho enorme para nós, por ser a primeira vez que acontece», destacou.

A seleccionadora nacional considerou ainda que o torneio foi uma «boa preparação» para a fase de qualificação para o Mundial feminino de 2013, cuja fase final se disputa na Suécia. «Testei algumas jogadoras, a sua capacidade de resistência psicológica e de entrega. Vamos continuar a trabalhar, corrigir erros e melhorar os nossos índices de competitividade, porque a qualificação para o Europeu não vai ser fácil. A equipa tem muito para caminhar e crescer a nível competitivo», finalizou.