Neste segundo capítulo do Mundo Brasil, nova rubrica do Futebol Brasil, falamos de Bernard, que começa hoje mesmo a aventura ucraniana.

Foi desejo de verão do F.C. Porto e o próprio jogador chegou a assumir publicamente que gostaria de vestir a camisola azul e branca.

Acabou por rumar à Ucrânia, seduzido pelos milhões do riquíssimo Rinat Akhmetov.

Opção arriscada, para quem já assumiu a prioridade de estar no Mundial-2014 como escolha de Scolari para o escrete?

Rui Malheiro, especialista em futebol internacional e comentador Futebol Brasil vê riscos para Bernard, nesta escolha de Donetsk em detrimento do Dragão: «À partida, a resposta seria sim. Basta ver que, (se a memória não me atraiçoa), durante o consolado Scolari nunca foram chamados jogadores que atuam no Shakhtar, onde a qualidade até abunda. Contudo, conhecendo-se a proximidade do selecionador com os jogadores, não creio que o jogador e o treinador não tenham falado sobre a transferência e o que significaria em termos de canarinha. Para além disso, é importante não esquecer que Fernando, também uma presença habitual nas convocatórias do Sargentão, rumou à formação de Donetsk.»

BERNARD

Nome: Bernard Anício Caldeira Duarte

Naturalidade: Belo Horizonte (Minas Gerais)

Data de nascimento: 8 de setembro de 1992 (20 anos)

Altura: 1,63 metros

Peso: 56 quilos

Percurso: Atlético Mineiro e Shakhtar Donestk (Ucrânia)

Principais títulos: Libertadores 2013, Confederações 2013, dois estaduais mineiros (2012 e 2013); Prémio Revelação do futebol brasileiro, em 2012