Garante quem está em Pequim que a senhora tem feito furor: loira, olhos claros, pele suave e curvas acentuadas. Já há mesmo que a apelide de musa dos Jogos Olímpicos. Pois bem, a senhora é cantora, é actriz, é apresentadora de televisão e... é portuguesa. Quem a vê, não desconfia. Mas o nome não deixa dúvidas. Chama-se Fátima Moreira de Melo e é filha de pai português, mãe holandesa e tem dupla nacionalidade.
Representa a Holanda, joga hóquei em campo e já tem duas medalhas olímpicas: bronze em Sidney e prata em Atenas. Aos 30 anos, espera agora chegar ao ouro. O hóquei em campo está-lhe no sangue, aliás. Começou a praticar a modalidade com seis anos e nunca mais parou. Para além disso faz publicidade, ensaios fotográficos e televisão. Quando terminar a carreira no hóquei, quer dedicar-se em exclusivo à música.
O pai era natural de Lisboa e era diplomata. Por isso sempre se habituou a viajar muito. Nasceu em Roterdão, mas quando era criança vinha várias vezes a Portugal. Os pais mudaram-se para Lyon, França, e ela perdeu hábito. Agora está radicada na Holanda, onde é uma figura pública. Foi internacional 250 vezes e marcou 35 golos. Mas isso pouco interessa. Aliás, tudo o que se possa dizer pouco interessa. Interessa, sim, vê-la.
Veja Fátima Moreira de Melo a jogar hóquei:

Veja Fátima Moreira de Melo a receber uma serenata na televisão: