De «Bamos Lá Cambada», de José Estebes (aliás, Herman José e Carlos Paião), a «Somos Portugal», de Pedro Abrunhosa… O Maisfutebol apresenta-lhe um onze musical que recorda as canções de apoio à equipa nacional para as grandes competições ao longo das últimas três décadas.

Entre sucessos e temas praticamente desconhecidos aqui fica a seleção (bastante eclética) de canções nacionais. Daria um bom álbum?

1 - A Seleção de Todos Nós – Vários Artistas

Dezoito anos depois do Mundial de 1966 Portugal voltou a uma grande competição de seleções: o Euro 84, disputado em França e com forte apoio de muitos emigrantes (tal como o de 2016). Além do cognome, os «Patrícios» tiveram direito a mascote (inspirada no Zé Povinho), criada pelo artista Raul de Carvalho, e a uma canção de apoio.

António Pinho fez a letra, Tozé Brito a música e vários cantores como Alexandra e José Cid emprestaram a voz ao tema «A Seleção de Todos Nós», editado num EP que no lado B tinha uma versão em francês com adaptação da letra do jornalista António Tavares Teles. Infelizmente, não há registo da música que possamos partilhar (aqui fica a capa do álbum).

2 - Bamos lá cambada – José Estebes

Do génio da composição de Carlos Paião e da interpretação de Herman José nasceu «Bamos lá Cambada», aquela que será sem grande discussão a mais popular canção de apoio à seleção nacional.

José Estebes, personagem criada por Herman no programa Tal Canal, deu vida ao hino não oficial dos «Infantes» para o Mundial do México em 1986. Além do humorista, o tema original é também cantado pelo próprio Carlos Paião, autor da letra e da música, Alexandra, Luís Represas, Dany Silva e por um coro em que entravam Vitorino, Marco Paulo e Jorge Fernando.

«Tragam as gaitas, as bandeiras e a pomada / Vamos dar-lhes uma abada / Ensinar-lhes o que é bom / Vamos mostrar a esses escarafunchosos / Em momentos gloriosos / Quem é a nossa selecção...» Versos como estes, bem como o contracanto «Viva Portugal» tornaram o tema num êxito intemporal, que continua a fazer sucesso trinta anos depois.

3 – A Nossa Seleção – José Reza

«Já passaram trinta anos, voltamos lá outra vez…»

«A Nossa Seleção», de que José Reza é cantor e interprete, começa com a referência ao histórico Mundial de 1966, em Inglaterra, quando ainda não era moda fazer canções de apoio.

Três décadas depois dos «Magriços», de Eusébio, Portugal voltava a solo inglês com os «Lusitanos» para participar no Euro 96.

Reza, que dedicou ao seu clube do coração o tema «Benfica Vencer, Vencer», voltou à carga no Euro 2012 com novo apoio musical à seleção nacional, intitulado «Apoiar a Seleção».

4 – É P’ra Ganhar – Irmãos Catita

A participação da seleção no Mundial de 2002 teve direito até a um álbum inteiro de músicas dedicadas ao futebol. Entre os 17 temas originais de bandas portuguesas destaca-se «É P’ra Ganhar», dos Irmãos Catita.

Ao cunho humorístico do videoclip, a banda de Manuel João Vieira junta uma série de versos entre o épico e o satírico numa espécie de sucessor de «Bamos lá Cambada».

«Antes foram caravelas. Agora são as canelas. Antes foi o mar profundo. Agora é a taça do mundo (…) Antes, a fé no império. Agora, não há mistério. É ganhar ou rebentar», evoca a letra que não serviu de grande inspiração à seleção no relvado.

5 – Mundial – Paulo Gonzo

Também em 2002 o cantor Paulo Gonzo compôs a música para a letra de Rui Reininho e juntou jogadores da seleção nacional – Figo, João Vieira Pinto, Nuno Gomes, Abel Xavier, Ricardo e Nelson – para cantar «Mundial».

O tema, porém, gerou polémica, já que a Federação Portuguesa de Futebol mostrou publicamente o seu descontentamento por não ter sido consultada e fez saber que tinha já encomendado a Miguel Ângelo, dos Delfins, uma canção oficial.

Apesar de não ter sido reconhecido pela federação, o tema de Gonzo e Reininho foi o que mais perdurou no tempo, também por culpa do videoclip: afinal, não é todos os dias que se vê Luís Figo de óculos escuros a fazer que toca guitarra.

6 – Menos Ais – Vários artistas

Apesar da vertente comercial associada, se há música que marcou o apoio à Seleção Nacional no Campeonato da Europa em que Portugal foi anfitrião é «Menos Ais» – até porque «Como uma Força», de Nelly Furtado, era a canção oficial do torneio e não especificamente destinada à seleção portuguesa.

No início era apenas um anúncio de uma gasolineira, mas a música entrou no ouvido e foi rapidamente adotada pelos adeptos.

 O tema teve tanto sucesso que acabaria por ter uma nova versão dois anos mais tarde, com a letra adaptada ao Campeonato do Mundo de 2006.

7 – São Sete Voltas P’rá Muralha Cair – Vários artistas

Músicos da editora Flor Caveira juntaram-se em 2010 para fazer uma evocação ao futebol e à seleção nacional em vésperas do Mundial da África do Sul.

Tiago Guillul escreveu e compôs «São Sete Voltas P’rá Muralha Cair», inspirado num tema de uma banda evangélica sueca, e juntou-lhes entre outros nomes Samuel Úria, Jorge Cruz e Joaquim Albergaria para cantar.

Versos ‘fora da caixa’ com referências indiretas – por exemplo, as sete voltas seriam os sete jogos que Portugal teria de disputar até levantar a taça do mundo – e a puxar para o imaginário dos cromos de futebol e partidas de subbuteo; tudo embrulhado num videoclip criativo.

8 – Tremer o Chão – Vários Artistas

Algumas caras conhecidas da televisão, da música e do desporto ajudaram a tornar conhecido o tema «Tremer o Chão», de apoio à equipa das quinas no Europeu 2012, que é devidamente patrocinado por uma marca desportiva e portanto tem referências comerciais evidentes.

Ricardo Quaresma, João Moutinho, Rui Patrício, Fábio Coentrão, Hélder Postiga e Rúben Micael participam no vídeo da música que deu ritmo à seleção e que teve até direito a comentários de Luís Freitas Lobo.

9 – Vai Portugal – Kika

A Federação Portuguesa de Futebol escolheu a até então desconhecida cantora Kika para interpretar a música oficial de apoio à seleção para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.

«Vai Portugal» tem algumas referências rítmicas ao tema oficial do Mundial de 2010, mas acaba por cumprir a função de ser um tema animado e teve algum sucesso: o vídeoclip registou mais de 600 mil visualizações no Youtube.

10 – Agora é a Nossa Vez – Vasco Palmeirim

À semelhança do que já aconteceu em outras competições, a Rádio Comercial associa-se ao apoio à Seleção Nacional.

Entre as duas mãos cheias de canções de apoio à seleção para o Euro 2016, destaca-se «Agora é a Nossa Vez», tema original com autoria e interpretação de Vasco Palmeirim – e música de Nuno Gonçalo – que começa com um relato do radialista Pedro Ribeiro.

11 – Somos Portugal (Tudo o que Eu Te Dou) – Pedro Abrunhosa

Do álbum Viagens, lançado em 1994, o tema Tudo o que Eu te Dou tornou-se numa das mais conhecidas baladas da música portuguesa.

Pedro Abrunhosa adaptou a letra à seleção nacional e criou a versão Somos Portugal, que a Federação adotou como cântico oficial da seleção nacional para o Euro 2016. Ainda assim, não deixa de ser arriscado transformar um tema romântico e intimista em algo que é cantado nos estádios durante os jogos por milhares de adeptos.