Nuno Assis foi o convidado semanal da entrevista Maisfutebol/Rádio Clube. O médio do V. Guimarães revelou que há antigos colegas do Benfica que lhe dizem que tinha lugar no plantel encarnado (clique no link relacionado e oiça o áudio).
O Fábio Coentrão disse que é melhor que o Di Maria. E o Nuno Assis, tem lugar neste Benfica?
Umas pessoas dizem que sim, outras que não, ou melhor, a mim dizem que sim, porque quem o diz são amigos. Mas mesmo os próprios colegas que lá estão e amigos que continuam e com os quais tenho contacto o dizem. Mas isso é muito subjectivo.
Mas, com a chegada de Quique Flores, o que mudou? A época anterior tinha sido má, mas o que trouxe o novo treinador?
Pelo menos trouxe outra forma de pensar. Algo tinha de mudar, tinha de chegar alguém que ninguém conhecesse e com quem as pessoas não estivessem habituadas a lidar.
Trouxe respeito?
Talvez, as coisas tinham sido muito más no ano anterior e havia que mudar. Nos últimos meses o treinador tinha sido o Chalana, era preciso mudar, e a melhor coisa é trazeer alguém que imponha respeito Isto não quer dizer que os treinadores portugueses não sejam bons, mas algo tinha de mudar e o treinador é o melhor para isso. Apesar de não se ter começado bem, mesmo para ele, que teve cerca de 40 jogadores. Mas as coisas começaram a mudar aos poucos e o facto é que estão a fazer melhor que no ano passado. Também têm uma pessoa que tem sido fundamental, que faltava e não havia desde a saída de José Veiga, que já foi dito por muita gente, mas foi fundamental no título. O Rui [Costa] veio fazer esse lugar, é a pessoa chave para que as coisas corram da melhor forma.
Já foi noticiado que Nuno Gomes vai ser responsável pelo departamento de relações internacionais do Benfica. Pode ser um bom dirigente?
Não sabia disso, nem se tem algo de verdade. Como conheço o Nuno não o estou a ver nessas situações, mas não significa que não tenha competência para isso. Ele precisa de pensar é em jogar mais algum tempo. Línguas já sabe.
O que lhe parece o derby entre Sporting e Benfica?
Está muito equilibrado, mesmo o campeonato está. É difícil dizer quem é o favorito. O que acontece é que quem está pior ganha. Isso aconteceu com o Fernando Santos, e vencemos 2-0.
E o principal candidato ao título?
Neste momento, penso que é quem está na frente.
Falando dos grandes, o Benfica tem direito de opção pelo seu passe. O que faria se tivesse uma proposta do F.C. Porto ou do Sporting?
Teria de falar com o Benfica. Se isso acontecesse o Benfica era a primeira entidade com quem tinha de falar, porque só assim podia seguir um caminho ou outro.
Mas vê-se a regressar ao Benfica ou a representar um dos outros?
Seria óptimo se isso acontecesse, mas é bastante complicado. Não estou velho, hoje em dia já não há tanto esse complexo. É claro que gostava que isso acontecesse.
Mas era fácil chegar a acordo com o Benfica?
Não, isso acho que não.
Disse que ainda não está velho, se acabar a carreira no Vitória acaba feliz?
Sim, não pensando nisso, mas respondendo, sim. Aqui foi onde passei os melhores momentos da carreira.