Este domingo foi muito movimentado em termos de chagadas ao Aeroporto Internacional da Madeira. O Nacional começa a temporada de 2011/12 amanhã, com o plantel a ser sujeito aos habituais exames médicos e testes físicos. Ivo Vieira continua a frequentar o curso de treinadores no Luso e só na quarta-feira estará no Funchal para a primeira sessão de trabalho no campo, agendada para as 10h30 no complexo desportivo nacionalista, havendo ainda um novo apronto às 18 horas de novo no Estádio da Madeira.

Rui Alves voltou a apostar no mercado brasileiro depois de na última temporada ter feito várias contratações no mercado de Leste. Assim, os madeirenses contrataram no Brasil seis novos elementos, entre os quais dois guarda-redes: Marcelo Valverde, de 21 anos oriundo do Angra dos Reis, embora tenha feito toda a formação no Flamengo e André Zuba, de 24 anos proveniente do Santa Clara.

Mas não ficam por aqui as novidades em termos reforços. Chegaram já à ilha o médio Elizeu (22 anos ex: Palmeiras B), Doulgas Pará (um avançado de 20 anos, ex: Angra dos Reis ¿ foi desmentido no sitio do clube que a sua contratação ou qualquer interesse fosse uma realidade e ao que parece estará à experiência) e André Recife, de 21 anos, que representava o Serrano Baiano, equipa da 1.ª Divisão do campeonato baiano.

Para além destes, o presidente Rui Alves assegurou ainda a contratação do atacante Rómulo, de 21 anos, oriundo do Ponte Preta mas que só tem a sua chegada ao Funchal prevista para a próxima terça-feira.

Neto também deve ser reforço

Para além do contingente brasileiro assegurado, o Nacional já tem contratado o extremo Candeias (actuou no Portimonense e deve chegar amanhã à Madeira no Navio Armas, oriundo de Portimão, sendo acompanhado por Anselmo). Outro reforço, é o defesa central Neto que actuou no Varzim na II Liga, outro dos nomes que já foi desmentido no sitio do clube mas que deve mesmo vir a fazer parte do grupo liderado por Ivo Vieira. Este defesa de 23 anos já esteve apontado ao Sporting na época transacta.

Em termos de preparação, ao nível dos jogos de pré-temporada, só na quarta-feira quando o técnico da equipa chegar à região é que deverá haver novidades. Para já, os responsáveis nacionalistas não equacionam a saída da Madeira para o habitual estágio de pré-temporada como vem acontecendo em anos anteriores.

Defesa esquerdo ainda por contratar e vendas em perspectiva

Após a leitura das contratações já efectuadas e face às saída confirmadas, é fácil de perceber que ainda estará por contratar um defesa esquerdo, que segundo Rui Alves era uma das prioridades aquando da sua viagem para o Brasil. Os madeirenses têm Nuno Pinto e Stojanovic, mas pensam num outro nome para a posição.

Quanto a saídas (leia-se vendas), Felipe Lopes, Luís Alberto e Mateus podem vir a render alguns milhões de euros aos cofres do clube. As próximas horas poderão ser decisivas nesse capítulo.

Patacas no sorteio da Liga Europa

O Nacional fica a conhecer amanhã em Nyon qual o seu adversário na Liga Europa, segunda pré-eliminatória, que tem os jogos agendados para 14 e 21 de Julho. O representante dos madeirenses é o novo director desportivo Patacas que está na Suíça, viajando durante a manhã para o local, já que o sorteio está agendado para as 12 horas. Recorde-se que os alvinegros serão cabeça-de-série.