Na Choupana desde muito cedo que ficou definido que não haveria um «tomba gigantes» nesta quarta eliminatória da Taça de Portugal. A diferença entre as duas equipas é natural pois uma é profissional e outra é totalmente amadora e milita no quarto escalão do futebol português. Os madeirenses não quiseram facilitar em dia de aniversário (97º) e Jokanovic apresentou o habitual onze só deixando de fora o guarda-redes Benaglio, substituído por Bracalli.
Os primeiros minutos ainda foram de equilíbrio a meio campo. E aos 18 minutos, os homens da margem Sul do Tejo ainda estiveram perto da baliza alvinegra, com Cunha a cair na área envolvido com Patacas, mas Paulo Batista mandou jogar (e bem).
Daí em diante foi sempre a equipa local que mais atacou e rematou. E de forma natural chegou ao 1-0 por intermédio de Lipatin, aos 21 minutos. Depois, dando sequência à sua superioridade aumentou a vantagem por Ricardo Fernandes (35m) e de novo por Lipatin (43m).
No segundo tempo a história não mudou. A única diferença foi que os alvinegros foram desperdiçando ocasiões de golo, nomeadamente Lipatin, que falhou três golos. Os visitantes podiam marcar o seu golo de honra (até merecido pelo empenho que tiveram), mas Travassos, aos 68 minutos, não conseguiu bater Bracalli, rematando contra os pés deste.
Já ao cair do pano, uma «bomba» de Patacas (86m) e Lipatin, nos descontos, fecharam a partida com uma goleada natural.
Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio da Madeira, no Funchal
Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)
Auxiliares: Luís Tavares e Vítor Silva
4º Árbitro: João Roque
Nacional (4x1x3x2) : Bracalli, Patacas (cap.), Ricardo Fernandes, Fernando Cardozo e Alonso; Ávalos (Pedro Pita, 68m); Zé Vítor (Cleber, 45m), Juninho (Edu Sales, 68m) e Juliano; Adriano e Lipatin.
Suplentes não utilizados: Belman, Bruno Basto, Felipe Lopes e Rodrigo.
Treinador: Jokanovic
Cova da Piedade (4x4x2): José Carlos, Dinis, Marco Pinto (cap.), Varela e Tiago Meira (Pelé, 61m), Sampaio, Travassos, Alex (Maurício, 57m) e João Meira; Luis Leal e Cunha (Luís Silva, 54m)
Suplentes não utilizados: Esteves, Guerreiro e Bala
Treinador. Ricardo Cravo
Marcadores: Lipatin (21m, 43m e 90m), Ricardo Fernandes (35m) e Patacas (86m)
Acção disciplinar: cartão amarelo a Zé Vítor (37m) e Pele (75m)