Nacional-F.C. Porto AO VIVO

O momento:

Nacional:

A derrota no Estádio de Alvalade atrasou o Nacional na corrida por um lugar europeu. A formação insular tem 34 pontos e o Estoril elevou a fasquia do quinto lugar para os 38. Curiosamente, o Estoril visita o Benfica e um triunfo dos encarnados ajuda o Nacional, como ajudaria ao Benfica uma derrota do F.C. Porto para acelerar a conquista do título. Uma coincidência, apenas. Resta pensar em vencer pela honra e pela Europa.

F.C. Porto:

Vítor Pereira dedicou grande parte da antevisão do encontro a um balanço sobre a forma como o título está a ser discutido. Restou um período de tempo para a análise ao Nacional e a promessa de honra e dignidade até final de um campeonato que considera praticamente perdido, face às circunstâncias. Para reforçar as críticas, será importante vencer os compromissos até final, mesmo perante a perspetiva de terminar sem derrotas mas em segundo. Outro dado: três duelos com o Nacional este ano, três triunfos. Dois em duas visitas ao reduto dos insulares. História, apenas?

Principais ausências:

Nacional: Revson e Skolknik lesionados, Bruno Moreira castigado.

F.C. Porto: Alex Sandro e Quiñones lesionados.

Discurso direto:

Manuel Machado: «A luta do título é uma questão que não nos diz respeito. O Nacional está a lutar pela Liga Europa e, por isso, essa é uma questão entre o FC Porto e o seu concorrente direto, o Benfica. Não me meto nesse tipo de situações. O Nacional vai encarar o jogo com os portistas sem abdicar dos seus objetivos. É um jogo em que o Nacional, por força dos seus objetivos, irá entrar com a maior empenho, seriedade e ambição, na procura do melhor resultado.»

Vítor Pereira: «Fundamentalmente, temos a obrigação de honrar o nosso trabalho, a nossa qualidade que fomos apresentando ao longo da época, honrar o clube e os nossos adeptos. E isso faz-se ganhando os nossos jogos até final do campeonato. São essas as contas que fazemos. A Choupana é um campo difícil para qualquer adversário. A qualidade individual dos jogadores da frente do Nacional coloca problemas a qualquer equipa e o trabalho do Manuel Machado tem permitido à equipa subir na tabela para, neste momento, ainda aspirar a um lugar europeu. Teremos dificuldades, já os vencemos três vezes esta época mas cada jogo é um jogo. Vamos com o sentido de conquistar os três pontos.»

Histórico de confrontos:

Curiosamente, o Nacional já venceu o F.C. Porto por três vezes na Invicta (para o campeonato), sentindo maiores dificuldades nos jogos realizados na Madeira. Na Liga, jogando como visitado, registo para esse único triunfo insular frente aos dragões, em treze ocasiões, contra dois empates e uma dezena de vitórias do F.C. Porto.

Equipas prováveis:

Nacional: Gottardi; João Aurélio, Miguel Rodrigues, Mexer e Marçal; Claudemir, Moreno e Jota; Candeias, Rondón e Mateus.

F.C. Porto: Helton; Danilo, Otamendi, Abdoulaye e Mangala; Lucho González, Fernando e João Moutinho; James Rodriguez, Jackson Martínez e Varela;

Nacional-F.C. Porto AO VIVO