Pois é, não há volta a dar! Se o Nacional quer continuar a sonhar com o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, só tem um caminho: vencer amanhã o Atlético Bilbau. E Manuel Machado, técnico dos madeirenses não o escondeu: «Não há que esconder a realidade. É ganhar e ponto final. Estivemos bem na primeira em termos de exibição mas aquém em termos de pontos. Estão nove pontos em jogo nesta segunda volta, não há outra solução do que ganhar se querermos manter em aberto a possibilidade de seguir em frente», disse.
Nacional: Pecnik recuperado e convocado
Na Choupana mora a esperança, até pelo que foi visível aquando da visita ao País Basco. Vencidos mas não convencidos. «O jogo de Bilbau deixou ilações e disse no final que estava vencido mas não convencido. O equilíbrio foi a nota dominante na primeira volta, mas a eficácia deles na ponta final foi maior e acabou nos retirar a vantagem que tínhamos.»
«Se fosse a eliminar e não a pontuar teríamos muitas possibilidades. Com todo o respeito pelo Bilbau, é com esperança que vamos enfrentar o jogo de amanhã. Creio que é possível vencer», disse Machado. E quanto à possível falta de experiência: «Cada jogo que passa o argumento da falta de experiência vale menos. Já temos alguns jogos e assim há que arranjar outras razões para justificar algum insucesso. Mas acho que não vai ser necessário pois acreditamos que amanhã vamos ter sucesso».
Pragmáticos para ficar com os três pontos
Em termos tácticos, o treinador dos alvinegros admitiu que as duas equipas apostam no padrão de continuidade. E explicou a sua ideia: «O Nacional joga sempre de forma igual independentemente do campo ou adversário que defrontam. Não esperem grandes alterações no onze base e no padrão de jogo que trabalhamos já há um ano e meio. Vi os últimos dois jogos do Bilbau em Espanha e não encontrei diferenças. É uma equipa que apresenta um padrão de continuidade e que altera só alguns elementos».
Depois concordou que Llorente tem um futuro risonho pela frente: «Llorente é um grande praticante apesar da sua juventude. Julgo que irá trilhar caminhos para um clube de maior dimensão. Confirmou o que já tinha visto antes de termos defrontado o Bilbau». O facto de estarem previstos mil adeptos bascos na Choupana não o intimida. «É sempre menos difícil jogar contra mil adeptos do Bilbau do que os 38 mil que estiveram na primeira volta. Será sempre difícil mas será menos complicado do que em Bilbau», afirmou.
Confiança. É assim que Machado fala sobre o estado da sua equipa. «O grupo tem dado uma resposta muito interessante no plano desportivo. Na Liga só perdeu na Luz, venceu os outros quatro, ganhou para a Taça de Portugal e jogou bem em Bilbau dividindo o jogo. Há confiança e motivação para o jogo de amanhã. Estão reunidos os condimentos para que o Nacional possa fazer um bom jogo e ser pragmático e ficar com os três pontos».
Treinador lança apelo aos adeptos
Já depois da conferência de imprensa, Manuel Machado falou em exclusivo ao site do Nacional. Essencialmente para lançar um desafio aos adeptos do nacional. «Poucos esperavam que eliminássemos o Zenit, mas a verdade é que o fizemos e estamos na fase de grupos. Do mesmo modo, acreditamos que o apuramento para os 16-avos-de-final está ao nosso alcance. Nós, equipa técnica, jogadores, dirigentes, médicos, massagistas e roupeiros acreditamos que é possível. O que vos peço é que acreditem também. Troquem o sofá pelas bancadas do Estádio da Madeira e sejam o nosso décimo segundo jogador, ajudando com o seu apoio a equipa a ganhar este jogo. Todos juntos conseguiremos a vitória!»